terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ferroviária e sua torcida - A responsabilidade que compete a cada um

A questão público nos jogos da Ferroviária ainda me causa tristeza. Apesar dos bons resultados na A3 do Paulistão e de 2 ou 3 jogos com bom público na fase final da competição a AFE volta as atividades agora na Copa Paulista com uma medíocre média de público pagante. Até a sexta rodada a Ferroviária ocupa a 16º posição dentre as 29 equipes, isto, uma posição mediana.

Já discute anteriormente fatores e problemas relacionados a essa questão, como os textos:
Basicamente toda campanha de marketing da AFE é de apelo ao torcedor, de ajuda. No meu entendimento alguns resultados acontecem mas não são perenes. Minha sugestão agora é partir para algo um pouco mais incisivo.

O principal argumento seria romper a passividade tocando nos brios da torcida. Atualmente o único ponto consistente da torcida grená são as cobranças por excelentes jogadores, ótimos resultados, disputar a 1ª divisão paulista e campanhas vitoriosas. Tal cobrança tem for
te pressão no elenco, comissão técnica e dirigentes da AFE mas necessariamente não acontece com a presença maciça do torcedor nos jogos na Arena da Fonte. Sob esse ponto de vista entendo que, toda força da crítica independe atualmente da presença física dos torcedores.

Diante de tal cenário me levo a pensar, se a pressão existente independe do numero de torcedores sugiro a direção grená promover uma campanha com forte apelo aos brios e de responsabilização da torcida grená. Os argumentos seriam:

  • Para um time de primeira divisão seu público também tem que ser de primeira.
  • Somos até agora a 16ª equipe em público pagante. Eu quero, eu posso. Sou afeano, não gosto de perder nem em público pagante.
  • Nossa meta é de X pagantes até o jogo Y. A direção grená está fazendo o seu papel e você?
Como é difícil romper barreiras muito distantes estabeleceria 3 metas para o atual campeonato:
  • 1ª meta - atingir média de 1.000 pagantes
  • 2ª meta - 1.500 pagantes de média por jogo
  • 3ª meta - Encerrar a competição com média de 2.500 pagantes por jogo.
Deixo também a sugestão a direção grená para calcular o "break-even point" de ocupação da Arena da Fonte e em cima desses dados estabelecer as metas de arrecadação e público.

No meu ponto de vista acredito que Araraquara tenha competentes e disponíveis profissionais de marketing para produzir peças de conteúdo que visem atingir e melhorar tais indicadores.

Força torcida grená. Estamos devendo.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog.

    Também tenho um, http://danielpecin.blogspot.com/.

    Abraços.

    Daniel Pecin

    ResponderExcluir