sábado, 5 de junho de 2010

Ferroviária e os pilares de sustentabilidade do futebol moderno

Com o foco de gerar receita e conquistar resultados a Ferroviária S.A.e sua atual diretoria caminham, mesmo que a passos curtos, para ganhar sua estabilidade econômica. Além dos investimentos para atender a atividade esportiva em si existem alguns aspectos que merecem mais atenção e investimento de nossos dirigentes.

Hoje, o grande fruto do futebol nacional está amparado pela FIFA com seu sistema de compensação a clubes formadores, ou seja, trata-se da transferência de jogadores para grandes clubes nacionais e do exterior. Nesse quesito ressalto a necessidade de desenvolver pontos cruciais no modelo de gestão grená: a formação de atletas, com um olhar forte e consistente nas categorias de base, a prospecção de novos atletas e sua capacidade de desenvolvimento aliados a uma forte estrutura de negociação.

Outro pilar diz respeito a gestão financeira onde vale a máxima não gastar mais do que ganha sendo essa uma regra simples e básica do negócio “futebol”. Nesse ponto a diretoria grená demonstra grande atenção e tem obtido bons resultados. Ainda sob impacto das más gestões e grandes dívidas do passado, a atual gestão do querido presidente Juninho tem realizado milagres e equilibrado seus custos reduzindo consideravelmente as perdas financeiras, isto é, a Ferroviária S.A. ainda amarga dívidas mas seus números antes milionários agora percorrem a faixa das centenas de milhares.

Por fim um pilar a ser trabalhado e que é uma fonte constante e significativa de receita diz respeito a gestão de sua marca, as relações com patrocinadores, sua torcida(bilheteria dos jogos) e o processo de angariar sócios.

Na questão torcedor, a Ferroviária ainda carece de um grande trabalho de marketing de relacionamento. Hoje é de suma importância a nossa AFE cativar seus torcedores e sócios utilizando-se dos mais variados recursos, desde o uso mais agressivo e comercial de seu website oficial, até uma abordagem mais marketeira antes, durante e depois dos jogos.
Via de regra, pode-se explorar as redes sociais da internet, o Youtube e a inclusão de vídeos de seus sócios, criar anúncios e promoções aos associados, ofertar produtos, brindes e serviços exclusivos, formar uma rede de descontos, enviar newsletter oficial com informações, eventos, promoções. Ou seja é preciso otimizar o modelo de Sócio Torcedor Grená amparado em boas práticas para captar novos associados e sócios-mirim, e estimular a frequência dos torcedores nos jogos da AFE.

Notadamente existem alguns clubes focados em uma gestão comercial de sua marca e a forma de relacionamento com seus torcedores. Seguem alguns bons exemplos nacionais como o Internacional de Porto Alegre e seus mais de 100 mil sócios, o Coritiba com seus 18 mil sócios, o Ceará com mais de 10 mil sócios e o Cruzeiro de Belo Horizonte com mais de 18 mil associados, todos realizam boas práticas que se encontram disponíveis em seus sites oficiais e que listei anteriormente, mas que demandam planejamento, execução e recursos financeiros.

Por fim, reporto meus agradecimentos a atual diretoria da Ferroviária pelo trabalho realizado e espero, com meus textos e sugestões, poder contribuir e ajudar vocês no futuro sustentável de nossa amada agremiação.

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