terça-feira, 13 de setembro de 2011

São Carlos x Ferroviária - Análise de tendências do árbitro do jogo

O árbitro Guilherme Ceretta de Lima, 27 anos, professor de educação física, foi o árbitro sorteado ontem na Federação Paulista de Futebol (FPF) para apitar o jogo São Carlos e Ferroviária. Em 2011 Ceretta já deu o ar da graça na vitória grená por 3 a 1 contra o América em partida válida pela série A2. Nesse jogo por sinal não gostei de sua atuação, pois achei-o distante das jogadas e aparentemente desinteressado por apitar um jogo comum da A2.


Guilherme Ceretta, que também é modelo fotográfico e tem uma grife de roupas intitulada "gc o legítimo", mantém além da participação em jogos importantes e decisivos tanto no Paulistão bem como nos campeonatos brasileiros, uma forte presença na mídia, situação distinta da maioria dos árbitros que preferem certa distancia dos holofotes.

Expressivo também são seus números, nos últimos três anos comandou 70 partidas como árbitro principal e em 2011, no jogo da Ferroviária completará sua 25ª aparição.

Refiz sua análise de tendência observando as últimas 14 partidas pela FPF. Cabe aqui uma ressalva, não inclui as súmulas das partidas do Brasileirão pois, por incrível que parece e acredito até que de maneira lesiva ao estatuto do torcedor, não constam do site da CBF.

De maneira geral, comparando as suas duas análises, a da série A2 e a de hoje, Ceretta mantém os mesmos apontamentos, isto é, tem a mesma regularidade de atuação. Nos acréscimos a partida em média concede 5 minutos, porém sem uma tendência clara, na média concede um minuto no 1° de jogo e quatro na 2ª etapa.

Nos cartões amarelos mantém a mesma tendência apontada em sua primeira análise na A2 ou seja, pune pouco, mantendo a média de quatro atletas por jogo. Mantém também, analisando os números absolutos, reduzido número de advertências por reclamação, retardar o jogo ou simulação, não chegando a um por jogo.

Na aplicação de cartões vermelhos sustenta a serenidade com poucas punições na média. Novamente também não há relatos de expulsão de membros da comissão técnica.

Na marcação de faltas tende a deixar o jogo fluir sem muitas paralisações. Em média aplica 29 faltas por jogo sendo 14 contra a equipe mandante e 15 contra a visitante.

Por fim, Guilherme também mantém um histórico favorável na condução das partidas, resta saber se desta feita entrará com mais disposição para o comando de um reles jogo da 1ªfase da Copa Paulista.

Caso você queira comparar segue o link da 1ª análise do árbitro:
Ferroviária x América - Análise de tendências do árbitro do jogo

No mais, boa sorte ao Guilherme Ceretta e vamos com tudo Ferroviária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário