sábado, 17 de setembro de 2011

Ferroviária x União São João - Análise de tendência do árbitro do jogo

O árbitro sorteado pela Federação Paulista de Futebol para a partida da AFE no domingo contra União São João foi Douglas Perrone Katayama, 34 anos e no quadro de arbitragem desde 2005.

Douglas, apesar de não ser tão jovem para a função tem pouca experiência em jogos profissionais, afinal foram apenas 6 partidas dessa categoria, todas em 2011. Nos anos anteriores esteve presente somente em campeonatos amadores principalmente das categorias de base. No total foram 51 arbitragens sendo treze em 2009, dezessete em 2010 e vinte em 2011.

Para compor sua análise observei as súmulas de 11 jogos mais representativos de 2011, os profissionais e do SUB20. Nos acréscimos a partida Douglas Perrone tende a ser generoso pois em média concede dois minutos no 1°tempo e quatro na segunda etapa.

Nos cartões amarelos distribui em média cinco por jogo, dois para o time mandante e três para o visitante. Um número preocupante e de atenção aos jogadores diz respeito aos cartões por reclamação e por retardar o jogo, contabilizando 27% do total aplicado, valor que considero elevado em comparação a média de outros árbitros. 

Com relação ao uso do cartão vermelho tem média de um por jogo sem distinção de equipe, a maioria motivada por agressão e de maneira direta ou seja sem aplicar primeiro o cartão amarelo. Não há relatos de punição a membros da comissão técnica durante a partida.

Na marcação de faltas tem média de 32 por jogo, 16 para cada lado porém apresenta boa dispersão oscilando de 19 a 43 penalidades.

Se por um lado os números apresentados em sua análise de tendência são comuns com pequenas particularidades, algumas observações nas súmulas dos jogos e em matérias na internet não me deixam tranquilo. Dos onze jogos analisados, quatro apontam reclamações com relação a qualidade da arbitragem, dado que me parece acentuado para quem está há pouco tempo no comando de partidas profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário