quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ferroviária x Batatais - Análise de tendências do árbitro do jogo

O sorteio realizado pela Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol determinou o árbitro José Claudio Calógero, 33 anos, empresário da cidade Marília para o comando da partida Ferroviária e Batatais, domingo, às 16h, na Arena da Fonte, pela 11ª rodada da Copa Paulista 2011.

José Cláudio, apesar da certa idade é um árbitro novo na função, atuando com mais frequência em jogos das categorias de base, ligas amadoras e futebol feminino. No quadro de arbitragem da FPF desde 2005, nos últimos três anos comandou 32 partidas mas somente três são por certames profissionais, todos eles em 2011. Seu debute aconteceu na série A3 com o jogo São Carlos e Santacruzense, apitou também um jogo da Segunda Divisão e mais recentemente uma partida da Copa Paulista.

Para sua análise examinei 9 partidas entre 2011 e 2010. Nos acréscimos ao jogo mantém a média mais frequente na arbitragem brasileira, um minuto no primeiro tempo e três na segunda etapa, com pequena variabilidade.

Na punição com cartão amarelo tem média de cinco por jogo, sendo dois destinados à equipe mandante e três a visitante. Curiosamente e contrariando a grande maioria dos árbitros que já analisei, não concedeu nenhum cartão, dentre os 42 aplicados no total, para os motivos de "fazer cera" ou simulação. Somente três desses referem-se a reclamação.

No uso dos cartões vermelhos também é bem modesto pois aplicou somente dois nas nove partidas observadas. Todos originados de agressão e decorrentes de 2° cartão amarelo. Não há relato de expulsão de membros da comissão técnica.

Na marcação de faltas demonstra economia tendo média de 30 anotações por jogo, 15 para cada equipe, aparentando, assim, deixar o jogo fluir com certa frequência.

Na internet não achei fatos que desabonem sua atuação. Desejo então uma boa arbitragem ao José Claúdio e que tenhamos um bom espetáculo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário