sexta-feira, 5 de agosto de 2011

União São João x Ferroviária - Análise de tendências do árbitro do jogo

O árbitro sorteado pela Federação Paulista de Futebol(FPF) para o jogo da amanhã entre a Ferroviária e o União São João, em Araras, é o novato em competições profissionais Rodrigo Pires de Oliveira, bancário, de 27 anos e no quadro de arbitragem da FPF desde 2004.


Rodrigo, assim como outros árbitros que vem sendo aproveitados e testados na Copa Paulista fez sua carreira, até momento, como árbitro principal nas competições que envolvem as categorias de base (SUB17, SUB20 e Copa São Paulo Junior). Atuou também em jogos dos campeonatos feminino e  amador. Nos últimos 3 anos arbitrou 30 partidas em torneios oficiais da FPF e, neste ano, fez sua estreia em competições profissionais comandando um jogo da Segunda Divisão.

Como disse anteriormente enxergo grandes diferenças em comandar jogos amadores e profissionais, a começar pela clareza e riqueza de detalhes nas sumulas de jogo, mesmo assim analisei 10 jogos para termos uma referência.

Nos acréscimos a partida, apesar do Rodrigo Oliveira ter como média o popular e frequente padrão 1 minuto no 1°tempo e 3 minutos no 2°tempo de jogo esses valores não aparecem concomitantemente em nenhuma partida, aliás ele apresenta alta variabilidade no quesito, oscilando de nenhum a sete minutos de acréscimos.

No item faltas, aparenta relativo padrão, tendo em média 32 anotações por jogo, 16 para cada equipe. Em apenas um jogo chegou ao número de 40 faltas assinaladas.

Nos cartões amarelos, sua média é de 6 por jogo, sendo 4 para a equipe mandante e 2 para a visitante. Em 50% dos jogos determinou 8 cartões, um número que considero elevado. Com relação as advertências por reclamação e fazer "cera", estes representam 15% dos cartões anotados, um número até certo ponto equilibrado com a média dos árbitros que já analisei.

Nos cartões vermelhos tende a expulsar um jogador por jogo, a grande maioria (70%) por agressão decorrente de segundo cartão amarelo. Não há nenhum relato de expulsão de membros da comissão técnica.

Apesar do risco em função da pouca experiência em competições profissionais, até o presente momento as escalações de árbitros novatos nos jogos da Ferroviária não tem comprometido de maneira crucial os resultados das partidas. Vamos esperar que Rodrigo Pires de Oliveira exerça sua função a contento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário