quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Comercial x Ferroviária - Análise de tendências do árbitro do jogo

No início da noite de ontem na sede da Federação Paulista de Futebol(FPF) foi realizado o sorteio de árbitros para a 9ªrodada da Copa Paulista de 2011. Para o jogo Comercial e Ferroviária, que acontece amanhã, dia 19, às 20h, em Ribeirão Preto, o árbitro escalado foi Thiago de Oliveira Rosa, de 32 anos e no quadro da FPF desde 2003.


Thiago nos últimos 3 anos apitou 41 partidas. Em 2009 foram 16 jogos sendo 13 em competições profissionais (quatro pela Copa Paulista, cinco na Segunda Divisão, uma partida na série A3 e três na série A2). Em 2010 esteve presente em 10 jogos, novamente com foco nas competições profissionais sendo três jogos da Segunda Divisão, três do Paulistão da A3 e uma da série A2.  Em 2011 já comandou 15 jogos porém apenas seis deles nas categorias profissionais (dois jogos da A3, três da Segundona e um da Copa Paulista). Com esses fatos ao que parece o árbitro em questão vem perdendo espaço no comando das competições mais "nobres" da Federação, havendo um regresso em sua carreira em vez de galgar caminhos mais elevados.

Para sua análise de tendência observei 12 partidas dos anos de 2011 e 2010 em competições profissionais. Thiago atribui nos acréscimos a partida em média 2 minutos no 1°tempo e 4 minutos no 2°tempo porém não é observado valores frequentes como regra.

Nas advertências com cartão amarelo também mostra certa generosidade, aplicando em média sete cartões por jogo, sendo três para o time mandante e quatro para o visitante. Do total de punições 22% são decorrentes de simulação, reclamação e "fazer cera", sendo esse último anotado com maior frequência.Tais apontamentos são preocupantes e um sinal de alerta para os jogadores grenás.

No uso de cartões vermelhos aplicou 9 cartões em 12 jogos. Curiosamente nenhuma das expulsões foi aplicada somente ao time mandante, isto é, ou foi imposta somente contra o time visitante ou foi aplicada uma para cada time. Todos os cartões vermelhos observados foram motivados por agressão tanto de maneira direta ou pelo 2°cartão amarelo. Não há nenhum relato de expulsão de membros da comissão técnica. Na aplicação de faltas mantém certa regularidade aplicando em média 33 por jogo.

Na internet encontrei apenas uma reclamação quanto a qualidade, ruim e confusa, de sua arbitragem proferida pelo Blog Esquadrão de Aço e referente a um jogo pela Segunda Divisão. Pelo excesso de cartões, fato que pode pesar no decorrer da competição, convém ficar alerta e torcer por uma boa atuação do Thiago Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário