quinta-feira, 3 de março de 2011

Rio Claro x Ferroviária - Análise de tendências do árbitro do jogo

O árbitro sorteado para a partida do próximo sábado entre a equipe do Rio Claro e a Ferroviária é Thiago Duarte Peixoto, 31 anos, professor de educação física e no quadro de arbitragem da Federação Paulista de Futebol(FPF) desde 2003.

Thiago vinha em ascensão e visibilidade entre os árbitros da FPF até o fatídico jogo da final da Copa São Paulo de Futebol Junior de 2010. Sua atuação no comando da partida São Paulo e Santos recebeu duras críticas da imprensa, tachado de pipoqueiro por não expulsar o goleiro saopaulino foi acionado pela diretória santista ao Comitê de Arbitragem. Em resposta a ouvidoria da federação acatou as manifestações de desagravo ao árbitro e em razão disso, optou em submetê-lo a um processo de reciclagem quanto aos equívocos de interpretação e orientá-lo nos aspectos técnicos e disciplinares da regra de futebol.


Desde então, Thiago que em 2009 chegou a comandar cinco jogos da série A1 passou a ser escalado somente em competições de menor expressão.

Em 2009 esteve no comando em 18 partidas, cinco jogos da série A1 do Paulistão, três jogos da A2, um da A3, quatro da Segunda Divisão, três da Copa Paulista, um da Copa São Paulo Junior e uma do Torneio Internacional Cidade de São Paulo de Futebol Feminino.

Em 2010 arbitrou 20 jogos, quatro do Paulistão da A2, quatro da A3, cinco da Segunda Divisão, dois da Copa Paulista, dois da Copa São Paulo Junior, inclusive a referida final da competição, um jogo do SUB20, uma partida da Supercopa Internacional Eurofarma de Futebol Júnior e encerrou o ano com uma partida do 4° Campeonato Amador.

Em 2011 já realizou cinco jogos, dois pela série A2, um da A3 e dois da Copa São Paulo Junior. Para sua análise de tendências observei 15 súmulas entre 2011 e 2010. Vamos aos números.

Nos acréscimos ao jogo tem forte tendência em conceder 1 minuto no 1°tempo, valor presente em 87% de seus jogos, na 2ªetapa em média concede 4 minutos. Em nenhum jogo concedeu mais do que 2 minutos no primeiro tempo e na segunda etapa seus números tem maior variabilidade mas sempre para mais, ou seja, em nenhuma deles acresceu menos de 3 minutos.

Nos cartões amarelos tem certa regularidade, na média são 6 por jogo, 3 para cada equipe. Uma ressalva importante para os jogadores refere-se a aplicação de cartões por reclamação. No total foram 16 cartões para esse tipo de ocorrência, isto é 16% do total. São punidos principalmente quando a reclamação é associada a ofensas pessoais e palavras de baixo calão. Cartões por simulação e por retardar o jogo são bem menos frequentes.

Aparenta economia na punição com cartões vermelhos. Ao todo foram 4 em 15 partidas o que dá menos de 1 a cada 3 jogos. Um dos cartões foi concedido de maneira direta por reclamação acintosa, fato que fortalece o descrito no item acima.  São raras as expulsões de membros da comissão técnica.

Na média aplica 35 faltas por jogo sendo 18 contra a equipe local e 17 contra a visitante.

Ao que parece o Thiago Duarte Peixoto pagou bem caro por seus erros em uma partida decisiva, perdendo status de árbitro de primeira linha, mesmo assim tem experiência no comando das principais competições do futebol paulista. Caso não aconteça mais nenhum deslize de fortes proporções e pela pouca idade para a função tem condições de recuperar sua credibilidade. Pela sua análise e histórico aparenta condições de comandar a partida sem maiores percalços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário