quinta-feira, 24 de março de 2011

Proposta de Relação com Investidores na Ferroviária S/A

Não é de hoje e principalmente quando o time não vem bem que surgem duras críticas às pessoas que comandam a Ferroviária S/A. Nas comunidades que abordam a nossa gloriosa Ferroviária o assunto explode com certo fervor e desqualificação para com seus atuais dirigentes, consequentemente, surgem acaloradas discussões que por vezes levam a ofensas pessoais e até a suspensão dos participantes.

Um ponto em destaque na gestão da S/A e que fomenta tais discussões é a evidente falta de transparência e clareza de seu modelo de gestão. Infelizmente é pouco ou quase nada veiculado, em grande parte por culpa da S/A pois em seu site oficial, principal fonte de referência dos torcedores sobre o assunto, nada consta, ressalto que isso não é apenas uma questão de comunicação mas envolve toda uma política organizacional. O Pouco divulgado está por conta da imprensa local, de forma efêmera em sua essência e nem sempre  acessível a todos por suas particularidades.

Tal equivoco por parte da S/A dá margem ao torcedor, com certa razão, a pré-julgar com aquilo que recebe. A principal causa é a falta de informação, com clareza e objetividade de detalhes no que diz respeito a sua estrutura funcional, papeis e responsabilidades, projetos e o próprio modelo de gestão fazendo com que se coloque todos seus dirigentes no mesmo patamar e dando margem para inferir o que por vezes não é.

Uma coisa é fato, com mais transparência com certeza serão cobradas as pessoas certas, nas atribuições que lhe cabem. Para tanto sugiro implementar de forma simplificada um modelo, muito conhecido e de grande valor no mercado empresarial chamado de Relação com Investidor, podendo ser adaptado para atender a comunidade de torcedores bem como patrocinadores.

Relação com Investidor – O que seria isso a Ferroviária S/A?

Fazendo um paralelo para uma entidade esportiva, a Relações com Investidores tem como objetivo maior transmitir de maneira homogênea, honesta e democrática informações estruturais, financeiras, projetos e estratégias, além de fortalecer os elos entre os públicos-alvo. Papel que cairia muito bem aos anseios da torcida e também dos patrocinadores em resposta aos seus investimentos, esclarecendo e disseminando de maneira transparente e continua as diretrizes e resoluções tomadas.

A atuação como porta-voz é merecedora de maior aprofundamento, porém pode-se começar estabelecendo reuniões periódicas com a imprensa e patrocinadores e uma efetiva divulgação das ações no site oficial, além de um canal aberto de comunicação para perguntas e questionamentos de sua  torcida, até porque, parafraseando os colegas da equipe do São José, "o torcedor é nosso maior patrimônio".

Um boa referência sobre o assunto é o Guia de Relações com Investidores publicado pela BOVESPA e pelo IBRI - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores.

É tempo de mudanças. A Ferroviária precisa evoluir. 2012 começa já.

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