Vou bater mais uma vez na mesma tecla. Para se ter uma equipe profissional de futebol e almejar maiores maiores vôos, a Ferroviária em sua gestão carece de princípios e ações com mais profissionalismo no marketing esportivo. Para tanto, necessita inserir uma estrutura de marketing em seu modelo de gestão. Sem ela, a obtenção de receita financeira das mais variadas fontes de recursos ficarão como sempre a míngua e eternizados nos discursos de nossos dirigentes, “falta dinheiro”. Não que seja um trabalho fácil mas no mínimo há de se criar um plano estruturado, continuo, persistente, mensurável e lucrativo.
Para constituir uma aŕea de marketing é necessário dispor de recursos humanos, tecnológicos e financeiros. Se formos olhar, nossa última ação, o passaporte grená, foi lançado, a meu ver, fora de hora e formulado sem um estudo adequado. Os dados sobre sua eficiência não foram divulgados mas suponho de baixo retorno financeiro.
Qual o papel do marketing esportivo?
Cabe em suas atribuições traduzir os instrumentos sociais que representam o futebol na sociedade brasileira e araraquarense em negócios.
Deve saber explorar os princípios e valores sociais de forte ligação com o esporte como educação, saúde, cidadania e cultura brasileira, além dos impulsos mais primitivos da essência humana mexendo com aspectos lúdicos, emocionais, mágicos, de adoração, orgulho e dominação, revertendo em ações objetivas e lucrativas.
Cabe também ser a força motriz no estimulo do torcedor e fonte constante de criação, modernização e gestão de mudanças na geração de receita abrangendo direitos de imagem, bilheteria, patrocínio, venda de produtos licenciados e constituição de parcerias.
Também tem o dever de constituir fonte de informação sobre seu público-alvo, agregando conhecimento, apurando necessidades, obtendo feedbacks e potencialidades em relação ao seu desempenho e a diversificação dos trabalhos.
Para iniciar os trabalhos sugiro a S/A mapear os hábitos de consumo de sua torcida e a percepção de valor do marketing esportivo atual da Ferroviária.
Por fim, na gestão esportiva o marketing está presente e tem que ser feito de maneira racional e planejada subsidiado pela paixão que alimenta o esporte.
Mais sobre o assunto no texto: Ferroviária S.A. - Marketing esportivo em foco
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