terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Rio Preto x Ferroviária - Análise de tendências do árbitro do jogo

Sorteado ontem na Federação Paulista de Futebol(FPF) o árbitro Marcelo Prieto Alfieri, de 31 anos, irá comandar o jogo entre o Rio Preto e a Ferroviária, quarta-feira, às 16h.



Marcelo Alfieri está no grupo de arbitragem da FPF desde de 1998 e em 2011 foi por 3 vezes árbitro assistente na série A1, além de apitar um jogo da série A2 e um da Copa Paulista Junior.

Em 2010 apitou 3 jogos da série A2 do Paulista, 2 jogos da A3 sendo um deles Ferroviária e XV de Piracicaba pela 15ªrodada,  4 partidas da Copa Paulista, 3 da Segunda Divisão,  2 jogos da Copa São Paulo Junior, 1 da Super Copa Junior e uma semifinal do 4° Campeonato Amador. Em 2009 apitou 6 jogos da A1, 2 da A2, 1 da A3, 3 da Segundona,  3 da Copa Paulista e 1 Copa São Paulo Junior.

Analisei 13 partidas sob seu comando  e seus números não apotam claras tendências, ou seja, tem alto grau de variabilidade. No acréscimos a partida tem média de 2 minutos na 1ªetapa e 3 minutos na 2ª porém não um há valor mais frequente, oscila de 1 a 5 minutos.

Nos cartões amarelos tem média de 6 por partida, sendo 3 para cada equipe. Do total de cartões aplicados 23% decorrem de reclamação, simulação e a popular "cera", este último aplicado com mais frequência que os demais. Puniu com cartão vermelho 8 atletas em 5 partidas, sendo utilizado sem distinção de equipe e origem da advertência, isto é, expulsou atletas por reclamação, 2° cartão amarelo, cartão vermelho direto por agressão e revide. Aplica em média 34 faltas por jogo sendo 17 para cada equipe.

Com experiência na principal série do Paulistão em 2008 e 2009, inclusive no comando de jogos do Corinthians e Palmeiras,  o árbitro aparentemente foi submetido a um downgrade na carreira, encerrando 2010 no campeonato amador da FPF, acredito eu em razão de duras críticas ao seu trabalho que encontrei na internet. Há relatos de conduzir arbitragens confusas, com erros capitais, inversão de faltas  e advertências equivocadas. Os desagrados geralmente ocorrem para ambos os lados como no caso da partida São Bento e Catanduvense no Paulista da A2 de 2010 e Palmeiras B e Osasco em 2009. Neste ano desagradou também o técnico Argel Fucks no jogo do Guarani contra o Palmeiras B.

Com a Ferroviária em crise e sem técnico, com o gramado do estádio do Rio Preto, segundo relatos do site do Grêmio Catanduvense em péssimas condições, com desníveis de grama e lugares sem aparar e com o risco de uma arbitragem confusa só me resta rezar aos deuses do futebol para iluminar a todos os envolvidos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário