terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Monte Azul x Ferroviária - Análise de tendências do árbitro do jogo

O árbitro sorteado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) ontem a tarde para o comando jogo Monte Azul e Ferroviária foi Vinicius Furlan, de 31 anos, professor de educação física e no quadro de árbitros desde 2001.


Vinicius Furlan, apesar da pouca idade tem vasta experiência nas principais categorias do futebol paulista. Em 2009 esteve presente como árbitro principal em seis jogos da Segunda Divisão, cinco jogos na série A1, três partidas na A2, duas partidas da A3 e três da Copa Paulista. Em 2010 apitou sete jogos na A1, dois da A2, quatro da Segundona, uma partida do Brasileirão da série B e uma da série D, além de jogos dois pela Copa Paulista e uma partida pela Copa São Paulo Junior. Em 2011 já fez três partidas da série A1 do Paulistão e 2 jogos na Copa São Paulo Junior, sendo um deles a final da competição.

Para sua análise de tendência pesquisei 16 jogos entre 2011 e 2010. Nos acréscimos a partida tende em média  a adicionar 1 minuto no primeiro tempo e 3 minutos no segundo, valores presentes em 60% de seus jogos.

Nos punições com cartões amarelo sua análise mostrou que aplica poucos cartões, em média são 4 por partidas sendo 2 para cada equipe, em 20% dos jogos excedeu a esses números. Pune em sua maioria por faltas de jogo e apenas 12% do total decorrem de reclamação ou por retardar o jogo, a popular "cera".

Pelos números obtidos é comedido na aplicação de cartões vermelhos. No total foram 7 em 5 partidas, com uma ressalva, em duas delas quem informou o árbitro das agressões e revides entre os jogadores foi um de seus assistentes. Não há relatos de expulsões de membros da comissão técnica.

No número de faltas sua análise mostra clara tendência a deixar o jogo correr. Em média aplica 27 faltas por jogo, com 14 anotações contra a equipe mandante e 13 para a visitante. Em nenhuma das partidas analisadas aplicou mais de 35 faltas.

No geral Vinicius Furlan aparenta muita experiência, tendo em seu currículo a participação em jogos do Corinthians , Palmeiras e Santos, além da final da Copinha de Juniores desde ano. Na internet, especificamente no site Mídiacast, seu trabalho é duramente criticado, particularmente pelo colunista Euclydes Fiori, ex-árbitro da FPF.  Em razão das duas barbaridades que já aconteceram na arbitragem nos jogos da Ferroviária na A2 até o momento, eu fico com o velho ditado popular "cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém".

Nenhum comentário:

Postar um comentário