quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ferroviária x Marília - Análise de tendências do árbitro do jogo

Claudinei Forati Silva, 28 anos e funcionário público foi o árbitro sorteado hoje a tarde pela FPF para comandar o jogo da Ferroviária e Marília no sábado, às 19h, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista da série A2. Esta será apenas sua segunda arbitragem em 2011, seu 1° jogo do ano foi União Barbarense e Red Bull a semanas atrás também pela A2.



Em 2010 esteve presente como árbitro principal 17 vezes, sendo seis pela série A1, três pela A2, um jogo da A3, quatro da Segunda Divisão, dois da Copa Paulista e um da Copa São Paulo Junior. Em 2009 participou também de 17 partidas, cinco da A1, duas da A2, duas da A3, três da Copa Paulista,quatro da Segundona e um jogo pela Copa São Paulo Junior.

Dois fatos a destacar, o primeiro diz respeito ao quadro de arbitragem da CBF. Claudinei faz parte do grupo mas não comandou nenhuma partida, sendo sempre o 4° árbitro nas competições nacionais. Pela FPF, apesar dos vários jogos da série A1, apitou somente uma partida dos chamados times grandes.

Para sua análise de tendência observei seus últimos 17 jogos. No item acréscimos ao jogo concede em média 1 minuto no 1° tempo e três no 2° sendo este último presente em 65% das partidas.

Na aplicação de cartões amarelos sinaliza um grande ponto de atenção aos jogadores da Ferroviária. Em média distribui sete cartões por jogo, quatro para a equipe mandante e 3 para a visitante. Em três ocasiões  desferiu 10 cartões amarelos, um número que considero muito elevado.

Nos cartões vermelhos aparenta menor rigor, foram 7 no total. Outro ponto a destacar é que tem por hábito a expulsão de membros da comissão técnica em atos de reclamação com o uso de palavras ofensivas.

No quesito faltas aparenta forte tendência em assinalar um elevado número de faltas, o que deixa o jogo muito truncado, com seguidas paralisações. Em média são 37 por jogo, 19 contra a equipe mandante e 18 contra a visitante. Em 41% dos jogos aplicou mais de 40 faltas e em três partidas os números ultrapassam 50, fatores que fortalecem sua propensão.

Pelo seu histórico, os fatos relatados e mais alguns relatos na internet sua arbitragem me preocupa, principalmente no grande número de punições com cartões amarelos, fator que pode resultar no curto prazo em uma série de suspensões de atletas importantes na fase final de classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário