quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Elenco grená - Será que vem mais gente?

Faltando menos de 45 dias para a estréia no Paulistão 2011, o conjunto grená está quase concluído, pelo menos essa é minha análise tendo por base a lista de jogadores do site da Ferroviária e o número de 25 a 30 atletas estimado pelo técnico João Martins para o elenco afeano. Segue análise objetiva por posição e minhas considerações para novas contratações.

Goleiros (3 atletas)
Eduardo e Luciano brigam pela posição de titular e o recém-chegado Rafael deve ser o 3° goleiro. Não vejo necessidade de mais contratações nessa posição.

Zagueiros (5 atletas)
Bruno Lopes e Robson devem ser os titulares para um esquema tático com 2 zagueiros. Caso o João Martins opte por jogar com 3 zagueiros, Fernando Presente pela esquerda é a melhor opção. PV e Gustavo disputam a reserva. Não vejo mais contratações nessa posição.

Laterais-direito (1)
Feijão, o último jogador a chegar, vem com bagagem e competência para ser o titular. A AFE deve contratar mais um lateral-direito para compor o elenco. Por enquanto nenhum nome foi cogitado mas espero que tenha qualidades como o Feijão.

Laterais-esquerdo (2)
A posição mais crítica dos últimos tempos na AFE terá , a meu ver, Raul como titular. Fernando Luís esta devendo o mínimo de futebol há muito tempo mas a diretoria insiste no atleta. Se permanecer como está, corremos o risco de sofrer novamente com improvisações. Para mim ainda falta outro bom lateral-esquerdo.

Volantes (4)
Temos 4 atletas, Diego Perini, Moisés, Régis e Danilo Mendes, todos em pé de igualdade por enquanto. No puro palpite, os titulares seriam Moisés e Régis. Não espero a contratação de mais nenhum volante.

Meios-campo (4)
Pelo lado esquerdo temos o Leandro Miranda e o Luiz Carlos. Pelo direito o Daniel. O Guilherme Alves, apesar de constar como meio-campo no site, deve ser aproveitado no ataque. Titulares por enquanto, Leandro Miranda e Daniel. Sinto falta de mais um atleta de criação e qualidade pela direita.

Atacantes (6)
Apesar de contar com 6 atletas, vejo apenas 2 jogadores em posição de assumir o comando do ataque titular, Marcelo Tevez e Alex Cruz. Felipe Spellmeier até que se esforçou na Copa Paulista, mas está mais para meia do que atacante e finalizador. Giancarlo, Rildo e Walker são jovens atletas e os vejo como boas alternativas táticas mas no momento lutam para compor a reserva. O atacante Tuia, que tem pré-contrato com a AFE, deve chegar nos próximos dias mas, sinceramente, ainda espero um jogador de maior envergadura no ataque.

Garotos da base
O goleiro Tiago, o zagueiro Bruno Kelvin, o volante Gema e o lateral-esquerdo Tatá no meu ponto de vista comporão o elenco com o objetivo de ganhar experiência e maturidade. Serão pouco aproveitados.

Fazendo as contas, o elenco grená já conta com pelo menos 25 jogadores. Somando-se a inevitável contratação de mais um lateral-direito e a integração do atacante Tuia teremos 27 atletas no elenco. Sobram então, descontando todos os garotos da base, espaço para mais 3 jogadores. Como citado acima, minha expectativa é a vinda de um lateral-esquerdo, um meio-campo e um atacante.

Acredito ser esse o grupo que iniciará o compeonato paulista em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário