quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A grama do vizinho... – Comercial Futebol Clube

Com mais essa matéria, chega ao final as minhas análises sobre cada equipe adversária da Ferroviária no grupo 2 do Paulistão-A2 em 2011. A matéria "a grama do vizinho é sempre mais verde" fala hoje sobre o Comercial de Futebol Clube.

O Comercial de Ribeirão Preto foi o último clube a subir para a disputa da série A2 em 2011. Essa chance, como sabido por todos, decorre da desistência do Votoraty em disputar a competição.

Sua estrutura e comando está fortemente ligada a empresa Lacerda Sports, de propriedade do atual presidente do clube, o advogado Nelson Lacerda. A Lacerda Sports é responsável por gerir o clube e também por injetar recursos financeiros na formação do elenco, em contra partida a empresa faz jus a 90% do faturamento do clube.

O clube, que completa 100 anos em 2011, viveu também momentos financeiros difíceis, vendendo o seu conjunto poliesportivo em 2009 para saudar mais de 100 dívidas trabalhistas. A direção noticia agora que está com seus passivos controlados, no entanto a imprensa local ainda apontam novos processos pendentes e uma dívida, questionada judicialmente, em torno de R$ 2 milhões para o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), valores estes que podem acarretar em novas perdas de patrimônio.

Para a temporada 2011, em novembro, o time fez uma grande reformulação no seu elenco dispensando quase 80% de seus jogadores. Remanescentes da temporada 2010 apenas 6 atletas. A equipe para o campeonato paulista terá o comando do técnico Edison Só e, com o aval do presidente do clube, promete investir em uma folha de pagamento salarial da ordem de R$220mil mensais.

Até agora o clube tem 8 contratações confirmadas no entanto é esperado a vinda de mais atletas, até porque seu elenco atual conta com somente 14 jogadores. Segundo consta a estratégia para novas contratações e de qualidade está associada ao final da temporada 2010 do futebol brasileiro, quando sua diretoria promete buscar os jogadores de maior destaque.

Na minha visão tal estratégia tem sua lógica, mas também tem grandes riscos pois os atletas que virão estão em final de temporada e terão pouco tempo para buscar entrosamento e recuperação da condição física. Resta saber se a tão anunciada qualidade irá sobrepor a esses riscos, principalmente no início da competição.

Finalizando, avalio a grama por lá não totalmente verde, assim como cá, mas aparentemente bem cuidada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário