quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A grama do vizinho... – Sertãozinho Futebol Clube

A série de matérias a “A grama do vizinho é sempre mais verde” chega a sua penúltima análise. O escolhido é o time do Sertãozinho.

O Sertãozinho Futebol Clube, nos últimos anos, contempla seguidos acessos a série A1 do Paulistão e também rebaixamentos. Para ilustrar, o Sertãozinho subiu para A1 em 2006, caiu em 2008, subiu em 2009 e caiu em 2010.

No aspecto diretivo o clube tem como presidente um de seus maiores patrocinadores e aparenta ter boa estabilidade financeira, administrativa e política, ou seja, no clube o assunto principal é futebol o que dá tranquilidade para seus atletas e comissão técnica trabalharem.

Para 2011, até momento, a diretoria já contratou 12 reforços para compor seu elenco, além de manter outros 7 atletas remanescentes da disputa da Copa Paulista em 2010. O último contratado foi o lateral-direito Anderson Luis, com passagens pelo Cruzeiro(MG), Bragantino (SP) e Ponte Preta(SP). O técnico é Carlos Rabello, que conquistou o acesso para a A1 do Paulistão em 2005 com o São Bento.

Suponho que o Rabello deva trabalhar com 25 a 30 jogadores, premissa que muitos técnicos tem adotado até agora. Tendo por base estes números, é esperada a contratação de, no mínimo, mais 7 atletas. O clube ultimamente tem voltado suas atenções para jogadores do Brasileirão da série B e C. O grupo de jogadores que está à disposição do clube atualmente passa por avaliações e trabalhos físicos.

O maior entrave do clube está por conta do Estádio Municipal Frederico Dalmazo, onde o clube manda seus jogos. O Fredericão como é chamado, já foi interditado em 2010 e as pendências permanecem desde então. O principal problema refere-se a capacidade de público. Para participar da competição a FPF solicita que o estádio tenha capacidade para 15mil torcedores, entretanto essa condição só era atingida com o uso de arquibancadas metálicas provisórias, mas essa solução inviabiliza a emissão de laudos de segurança.

A situação aparentemente foi remediada junto a FPF com a retirada das estruturas metálicas e consequente redução de sua capacidade para 10 mil lugares, além do compromisso da prefeitura local em realizar as adequações necessárias. Para formalizar o acordo, a Federação Paulista exigiu a apresentação de um cronograma das obras, já que os jogos do Sertãozinho, em 2011, vão acontecer simultaneamente com a construção de outros dois lances de arquibancadas orçados em R$5 milhões. Resta saber se o prefeito conseguirá levantar esse dinheiro e cumprir o prometido, e também, é claro, se a FPF irá fiscalizar.

Na minha opinião é um clube que trabalha conforme seus recursos, garantindo seu equilíbrio financeiro e perenidade em detrimento de outros aspectos. Mantendo sua sina dos últimos anos, deve brigar pelo acesso em 2011. Com exceção dos problemas latentes com seu estádio, fato que pode forçar o clube a disputar os seus jogos como mandante em outra cidade, a grama por lá considero verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário