quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ferroviária x Grêmio Prudente - Análise de tendências do árbitro do jogo

O árbitro do jogo Ferroviária e Grêmio Prudente, definido FPF, será Raphael dos Santos Alves. Neste ano ele apitou somente 11 partidas. Foram 2 jogos da Copa Paulista, 2 jogos da Segundona, 2 da série A3, 1 da A2, 1 do campeonato feminino, 2 da categoria Junior e 1 da SUB20, sendo está sua última arbitragem em 18 de setembro. Destas partidas nenhuma contemplou rodadas decisivas das competições, assim, suponho que é um árbitro sem muita experiência em jogos importantes, fato que me preocupa.

Para efeito de análise resgatei informações de 8 jogos. Novamente temos um juiz aparentemente econômico nos acréscimos, pois das 8 partidas analisadas em 4 delas, ou seja, 50%, não deu nenhum minuto acréscimo. Na média concede 1 minuto tanto no 1° tempo bem como no 2° tempo de jogo.

No quesito faltas, mostra equilíbrio sem denotar tendência para o time mandante ou visitante. Na média são 19 faltas anotadas para cada lado.

Nos cartões amarelos temos um ponto de atenção para a equipe grená pois em seu histórico há uma vasta distribuição de cartões. Na média são 7 por partida, 3 para a equipe mandante e 4 para a visitante. Nos 8 jogos o mínimo de cartões amarelos aplicados foram 3. Além das jogadas violentas tem por hábito aplicar cartões por "cera" e reclamação. Os jogadores pendurados do elenco grená devem tomar bastante cuidado para não ficarem de fora na fase mata-mata.

Os cartões vermelhos também apontam outro ponto de atenção para os jogadores pois foram 11 expulsões em 8 jogos sem distinção de equipe. Aparentemente não gosta de ouvir reclamações sobre sua arbitragem, foram 3 expulsões por esse motivo, sempre para os jogadores. Não relatou nenhuma expulsão de técnico ou de membros da comissão técnica.

Sinceramente, não me agradou o sorteio do árbitro Raphael dos Santos Alves para o jogo da Ferroviária pois em seu currículo, este ano, não esteve a frente de nenhuma partida importante. Talvez lhe falte experiência se o jogo "pegar fogo". Outro ponto a comentar faz referência aos cartões aplicados por reclamação. Em sua maioria ele próprio relata, nas súmulas, que os jogadores foram advertidos porque lhe dirigiram a palavra reclamando de "arbitragem caseira".

Por fim, não deixo de relatar que, a análise de tendências é somente uma forma de buscar antever comportamentos rotineiros e não devemos confundir tendências com certeza e nem poucas chances com impossibilidade.

Um comentário: