quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Paulistômetro 2011 - 2ª Avaliação

Faltando apenas uma rodada para terminar a 2ª fase da Copa Paulista a AFE vem com grandes chances de classificação para as etapas de "mata-mata". Cabe nesse momento, uma nova avaliação do elenco grená, bem como apontar a necessidade de reforços, pensando na formação do grupo que irá disputar o Campeonato Paulista da série A2 em 2011. Os critérios básicos do Paulistômetro 2011 são:
  • capacidade técnica;
  • condição física;
  • performance individual nos jogos disputados;
  • liderança, motivação e equilíbrio emocional;
  • potencial de desenvolvimento para disputar a série A2 do Campeonato Paulista;
  • e potencial de ganho financeiro (atletas das categoria de base).

Análise por posição:

Goleiro - Eduardo transparece segurança e liderança no gol grená, além é claro de ter feito ótimas partidas. Está garantido. Já Junior Pereira e Tiago são difíceis de avaliar pois não atuaram em nenhuma partida oficial. Por ser uma posição de alta criticidade vejo a necessidade de contratar mais um goleiro experiente. Roberto, que atuou no 1º semestre é um bom nome.

Zagueiro - Bruno Lopes e PV estão bem mas ainda percebo falhas e uma certa insegurança defensiva. Não tenho total confiança. Fernando Presente vinha bem mas, no aspecto físico, com as seguidas contusões, é um incógnita. Vejo nele e no Ronaldo como opções para compor o elenco. Contrataria mais um zagueiro com experiência e perfil de liderança. O retorno do ex-zagueiro grená Amarildo seria uma boa opção.

Lateral-direita - Bira e Julio Ferrari tem apresentado um bom futebol. Manteria os 2 com Bira titular no momento. Nessa posição especificamente pensaria
na volta do jogador Paulo Henrique, um jogador "coringa" tanto na ala direita como na posição de volante, além da condição física invejável.

Lateral-esquerda - Hoje, na minha opinião é um dos pontos mais fracos do elenco grená. É necessário acabar com o improviso de atletas nessa posição. As 3 opções até o momento não tem mostrado futebol para assumir a posição de titular. Contrataria nessa posição 2 atletas para disputarem a posição no elenco titular. Como investimento, Tatá seria a 3ª opção.

Volante - Cesinha é o hoje o único com condições técnic
as de ser titular da equipe pois tem forte poder defensivo e apresenta habilidades para ajudar no ataque. Diego Perini precisa melhorar no apoio e seria uma opção para compor elenco assim como Abuda e Gema. Luiz Fernando até o momento não disse a que veio. Contrataria pelo menos mais um atleta com perfil para ser titular, o "xerife" do acesso na A3, Rodrigo Cesar é uma boa opção. Um outro jogador para compor o elenco também será necessário a não ser que, como citei anteriormente,tenhamos um jogador "coringa" como o Paulo Henrique.

Meio-campo - Daniel e Leandro Miranda estão bem e em condições de conduzir o meio-campo titular da AFE. Evérson Jaú caiu de produção em função da
lesão, voltando a atuar como no início da Copa Paulista é uma boa opção. João Felipe ajudará na composição do elenco. Duas contratações nesse setor serão necessárias para dar mais qualidade na criação e garantir um grupo forte no meio-campo grená. No mínimo precisamos de um atleta para atuar pelo lado esquerdo pois hoje temos somente o Leandro Miranda.

Atacante - Guilherme Alves tem mostrado personalidade e qualidade como um ponto de referência no ataque. Sua performance está adequada as necessidades do grupo. Marcelo Tevez não vem bem nos últimos jogos mas ainda tem crédito, precisa retomar o ritmo. Giancarlo se mostrou uma boa opção nas bolas aéreas e compõe uma boa alternativa tática. Felipe, é dúvida pois peca demais nas conclusões para a posição de atacante, bem como não tem mostrado condições e habilidades para ajudar em outras posições. Walker é velocidade, idem ao Rildo, e ter os 2 com mesmas caracteristicas não é necessário. Pelas condições físicas e últimos resultados fico com o Walker como opção no elenco. A inatividade duradoura do Rildo tem limite e atualmente só gera custos. No ataque traria um reforço pois s
into falta de alguém com mais qualidade técnica e inteligência, alguém como o Danilo Martins.

Técnico: João Martins, apesar das críticas dos mais céticos, está fazendo um bom trabalho com limitados recursos na Copa Paulista. Teve dificuldades, como todo profissional, em alguns momentos mas não vejo motivos para sair.

Bom meus caros, essa é minha teoria e opinião. Se você quiser, mande a sua. Comente com suas percepções e ajude a AFE a pensar e planejar o seu futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário