quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Paulista x Ferroviária - Análise de tendências do árbitro do jogo

Hoje a FPF divulgou o sorteio da arbitragem para a 17ªrodada da Copa Paulista. Para o jogo da AFE em Jundiaí no sábado contra o Paulista foi sorteado o árbitro Carlos Roberto dos Santos Jr.

Carlos Roberto apitou 14 jogos em 2010. Quatro da série A2, dois da série A3, um da categoria Junior, um da Copa Paulista e 6 da Segunda Divisão. Por esses números confesso que não gostei, pois para um árbitro que apitou jogos na A2 e A3 e repentinamente passar a apitar jogos da segundona me dá a impressão de que ele não estava indo bem e a comissão de arbitragem achou melhor deixá-lo na popular "geladeira" para os jogos mais importantes.

Outro número que chama a atenção é o grande número de empates que ele apitou, no total foram 7 partidas, isto 50% de seus jogos.

Seguem mais informações que me deixam digamos com a "pulga atrás da orelha". Observo que, para as análises abaixo foram computados os dados das 8 últimas partidas.

Com relação aos acréscimos do jogo há uma tendência clara somente no 1°tempo de partida com 1 a 2 minutos. No 2°tempo ele oscila bastante, indo de nenhum a 5 minutos de acréscimos, na média são 3 minutos.

Os cartões amarelos e vermelhos são uma constante em seus jogos. A média de cartões amarelos é de 6 por partida porém em 3 jogos ele aplicou 8,9 e 10 cartões. Um valor elevado que na minha visão pode representar uma certa falta de domínio e controle da partida.

Além dos amarelos ele aplicou 6 cartões vermelhos em 8 jogos, quase que um por partida, outro número preocupante.

Ainda com relação aos cartões, dos 8 jogos analisados somente em uma partida os cartões foram em maior número para a equipe da casa. No total, dos 51 cartões amarelos aplicados somente 19 foram para a equipe mandante e 32 foram para o time visitante. Já com relação aos cartões vermelhos, apenas um dos 6 cartões aplicados foi para a equipe mandante.

Com relação ao números de faltas, tem média de 37 infrações anotadas por jogo. Outro número que considero elevado além de deixar o jogo bastante truncado.

Para finalizar, em sua última partida, Paulínia 1 x Inter de Limeira 2 pela segundona ele aplicou 10 cartões amarelos, 1 vermelho e 54 faltas anotadas. Para mim, novamente denota falta de controle da partida, além do que, se ele teve um desempenho ruim e foi chamado sua atenção pela FPF provavelmente vai querer mostrar serviço no jogo da AFE.

Com todos esses números, acho bom a equipe grená ficar atenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário