quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Arbitragem - Federação Paulista de Futebol apresenta novidades para 2011

A assunto já foi pauta no AFEgol em matéria de 26 de agosto. Na última terça-feira, dia 28, a Federação Paulista de Futebol- FPF, oficializou em seu site algumas novidades na arbitragem para a temporada 2011 de competições organizadas pela ela.

Uma mudança é no modelo de avaliação de desempenho e de gestão da arbitragem. Teremos um novo ranking de árbitros com a criação de cinco níveis e não mais três. Cada nível terá pré-requisitos mínimos e por meio de constantes avaliações e treinamentos, os árbitros poderão ser promovidos ou rebaixados de nível. Para tanto a Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol – CEAF contará com testes físicos, técnicos, psicológicos, entre outros para monitorar o desempenho dos árbitros.

Para a apitar os jogos da série A2 da Ferroviária por exemplo, preferencialmente serão utilizados os árbitros do nível 2, sendo necessário ter idade de ingresso de até 35 anos, ter experiência de cinco anos ininterruptos de serviços na FPF e ter atuado em ao menos 30 partidas profissionais.

Também divulgada e muito mais impactante é a implementação em seus jogos de dois árbitros adicionais em cada jogo, que ficarão junto às linhas de fundo para ajudar na marcação e validação de lances. A notícia da FPF é um pouco confusa se tal regra valerá somente para a série A1 ou para todas as séries, mas de imediato o que pode se dizer é que, aplicada tal novidade os custos com arbitragem irão subir substancialmente pois os times irão arcar com mais 2 árbitros nas partidas.

No papel essas mudanças vem para melhorar o nível da arbitragem nos jogos da FPF. Se realmente isso irá acontecer, só nos resta torcer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário