terça-feira, 13 de julho de 2010

O papel da comissão técnica e os estilos de aprendizagem

O processo de aprendizagem é uma matéria complexa e muito estudado nos meios pedagógicos e nas empresas, nas áreas antigamente chamadas de Recursos Humanos, hoje habitualmente denominadas Gestão de Pessoas. Mas porque se avalia tais questões, como isso afeta o aprendizado, como isso pode ser trabalhado.

No esporte em geral o fator idade está muito relacionado a experiência. Nesse conceito o elenco digamos titular da Ferroviária de hoje é formada por Eduardo, Fernando Luis, Geovane, Andre, Ronaldo, Diego Perini, Luiz Fernando, Everson Jaú, Leandro Miranda, Gica e Walker com média etária de 25 anos e 8 meses.

Comparativamente o elenco titular grená do início do ano era formado por Roberto, Rodrigo Cesar, Julio Cesar, Rodrigo Sales, Leandro Miranda, Tobias, Danilo Martins, Assis, Amarildo, Andre e Paulo Henrique com uma média etária de 26 anos e 3 meses.

Aparentemente, no time tido como titular a média de idade não apresenta muita variação, pois a diferença é de apenas alguns meses. Então onde pode estar a diferença de experiência? Como o próprio termo é definido, a experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca. A cada dia se passam muitas coisas, porém, ao mesmo tempo, quase nada nos acontece. Podemos viver uma vida inteira e se nada nos é passado, transmitido em nada aprendemos ou ganhamos conhecimento. Informação não é experiência e no esporte isso fica muito mais acentuado pela forma predominante dos atletas em assimilar o aprendizado. Segundo estudos e teorias, de maneira geral as pessoas tem 3 estilos de aprendizagem:


O modelo de estilos de aprendizagem fornecem uma referência rápida e fácil de entender e avaliar a preferência das pessoas no seu estilo de apreender.

O Visual tem o estilo de aprendizagem que envolve a utilização da visão ou da observação das coisas, incluindo fotos, diagramas, textos, folhetos, filmes, etc.

O Auditivo tem o estilo de aprendizagem que envolve a transferência de informação através da escuta: a palavra falada, de sons e ruídos.

O Cinestésico tem o aprendizagem que envolve experiência física - tocar, sentir, segurar, fazer na prática.

Segundo estudos os atletas em geral tendem a trabalhar muito mais no estilo Cinestésico ou seja, onde denota a necessidade de experiência física, corporal. É preciso tocar, sentir e fazer para apreender. Mas uma avaliação pode ser feita de maneira rápida para entender cada atleta e sua principal forma de aprendizagem. Seguem abaixo alguns questionamentos simples que podem nos dizer como as pessoas reagem a certos estímulos e qual o seu estilo de aprendizagem:


Utilizando desses conceitos, a comissão técnica tem como papel identificar em cada atleta como ele se comporta, feito isso passa a ser necessário estimular e trabalhar seus treinamentos nas diferentes formas a fim de maximizar os resultados, principalmente nas aplicações táticas individuais e em grupo. Caso contrário há um grande risco de se gastar um enorme esforço para falar para "surdos", visualizar para "cegos" e teorizar para os práticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário