domingo, 18 de julho de 2010

Ferroviária 0 x São Carlos 1

Boca no trombone

A AFE perdeu na estréia da Copinha para o São Carlos em um jogo muito ruim tecnicamente das duas equipes. No primeiro tempo jogando no esquema 3-5-2 a Ferroviária nada fez, nenhuma jogada de perigo à meta do goleiro São Carlense. Apesar de 5 jogadores atuando no meio-campo a saída de bola esteve nos pés dos 3 zagueiros, a meu ver um sério problema tático, até porque o único que apresentou ter condições de sair jogando e efetuar passes foi o garoto PV, aliás o melhor dos três zagueiros na partida. No gol do São Carlos houve falha grave de marcação do lado esquerdo da defesa grená que deixou o atleta Luciano livre para cabecear fato ainda que contou com a saída de gol equivocada do goleiro Eduardo. No segundo tempo a equipe melhorou de rendimento principalmente com a entrada dos jovens Abuda pela lateral-direita e do atacante João Felipe, mas não conseguiu chegar ao empate.

Alguns fatos merecem ser comentados: primeiro a crítica da torcida ao centroavante Giancarlo. No meu entendimento sua principal falha é não saber fazer a "parede", ou seja, explorar seu porte físico não apenas nas bolas aéreas mas também saber proteger a bola e desenvolver jogadas perto da área adversária e não na intermediária do campo, como tem feito, pois dessa forma ele mesmo está neutralizando seu potencial de ataque. Para o Gica falta orientação e muito treino para trabalhar de costas para o gol, na preparação de jogadas. Não há como culpá-lo se o meio-campo foi pobre e ineficiente na armação e na criação. Definitivamente a bola não chegou.

Outro ponto a comentar é mais um feedback ao técnico João Martins. Em sua entrevista ele expôs e se justificou, no meu entendimento, de maneira negativa o trabalho com os jovens jogadores. A entrevista em si, para o público torcedor e que eu me incluo, aparenta ser um mecanismo de defesa para o que aconteceu e que poderá vir a acontecer. A meu ver, quem mais comprometeu o jogo de hoje foram os jogadores profissionais do meio-campo que iniciaram a partida e que não foram citados. Tais comentários só tendem a comprometer o clima dentro da equipe. Sugiro primeiro esfriar mais a cabeça e se resguardar em seus comentários nas atuações individuais. Guarde e trabalhe os feedbacks mais "ácidos"para os jogadores de maneira individualizada e privada.

Na segunda rodada da Copa Paulista a Ferroviária não joga, o que pode isolá-la na última posição do grupo e gerar uma pressão ainda maior. Vamos com calma e muito trabalho.

Ficha Técnica
Ferroviária 0 x 1 São Carlos
Local: Arena Fonte Luminosa, em Araraquara-SP
Árbitro: Norberto Luciano Santos da Silveira
Público: 561 pagantes
Cartões amarelos: Leandro Miranda (Ferroviária); Buzeto e Murilo (São Carlos)
Gols: Luciano, aos 30'/1T (São Carlos)

Ferrroviária
Eduardo; PV, Ronaldo e Felipe Recife (Abuda); Geovane (Daniel), Luiz Fernando, Everson Jaú, Leandro Miranda e Fernando Luís; Giancarlo (João Felipe) e Walker
Técnico: João Martins

São Carlos
Buzetto; Marcos Vinícius, Babi, Anderson Carvalho e Reinaldo; Rafael Cafú, Murilo, Willian (Biriça) e Rick; Luciano (Peterson) e Índio (Lucas Pirulito)
Técnico: Edmilson de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário