domingo, 6 de junho de 2010

Se eu fosse o Juninho – Uma proposta de negócio

Ano que vem, 2011, a Ferroviária jogará a série A2 do Campeonato Paulista. Lá teremos 20 equipes disputando as tão sonhadas vagas para disputar a série A1 em 2012. Dentro de campo a disputa deve ser leal e individualizada, sem conchavos e acertos mas no negócio futebol vislumbro uma oportunidade de maximizar os ganhos de maneira coletiva, ou seja, se eu fosse o Juninho, presidente da Ferroviária, colocaria esforços para criar um grupo de equipes solidárias na organização e exploração dos negócios do futebol, isto é, formaria um grupo de equipes do interior paulista das séries A1, A2 e A3, podendo se chamar “Liga do Interior”, associação semelhante ao “Clube dos 13” e assim buscar em conjunto mega patrocínios e acertos financeiros com redes de televisão, até com a possibilidade de criar um pay-per-view dos clubes do interior, além de defender os interesses dos times representantes. O grupo de início seria formado pelas 10 mais importantes e representativas equipes do interior de São Paulo. Poderia citar por exemplo um grupo formado por:
  • América de São José do Rio Preto com 419 mil habitantes
  • Ferroviária de Araraquara com 200 mil habitantes
  • XV de Piracicaba com 369 mil habitantes
  • Comercial e Botafogo de Ribeirão Preto com 563 mil habitantes
  • Atlético Sorocaba e São Bento de Sorocaba com 584 mil habitantes
  • São Carlos em São Carlos com 220 mil habitantes
  • Marília de Marília com 226 mil habitantes
  • Francana de Franca com 331 mil habitantes

Junto tal grupo comporia uma população de quase 3 milhões de habitantes e de forte poder econômico com uma grande exposição de mídia atrelada. Uma ideia simples porém com grande trabalho de articulação e negociação mas que enxergo com um grande potencial de receita.

Tal estratégia também poderia ser arquitetada e aplicada para campeonatos específicos, por exemplo, a união dos clubes que disputam a Copa Paulista.

Se queremos crescer e ser perenes no mundo da bola devemos ser pioneiros e empreendedores nas inciativas e oportunidades de negócio. Força AFE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário