segunda-feira, 7 de junho de 2010

Liga do Interior – novas idéias

Não é de hoje que os times do interior paulista tem dificuldades de se manter na principal disputa estadual, a série A1 do Campeonato Paulista. Alguns desses problemas vem dá pequena estrutura das categorias de base e seu poder de renovação e geração de receita. Os grandes clubes e o sistema de empresários do futebol adernou os clubes menores a campanhas irregulares e de pouca força na formação de novos e rentáveis atletas.

Minha sugestão para estruturar e desenvolver esse pilar fundamental do futebol moderno está também relacionada a criação da Liga do Interior, como comentado no texto "Se eu fosse o Juninho - Uma proposta de Negócio" de 6 de junho. Tal associação de times regionais teria também como um dos seus objetivos, fortalecer as categorias de base e formar novos atletas. O princípio seria o seguinte, a Liga criaria de dois a três centros de talentos, ou seja, os 10 times que compõem a Liga formariam de duas a três potentes categorias de base. Esses atletas teriam o objetivo final de alimentar os clubes associados com atletas para as equipes principais.

Basicamente teríamos na base, na formação e no desenvolvimento uma união de esforços, dividindo as despesas e recursos. Depois de formados os novos jogadores seriam alocados nas equipes principais dos participantes da Liga através de um sistema ordenado e pré-estabelecido, ou seja, é necessário criar um sistema de “draft” nos moldes do que acontece no basquete americano (NBA) e no futebol americano (NFL).
Anualmente teríamos 30, 40 atletas a serem “draftados”. Cada equipe da Liga teria sua prioridade renovada a cada ano de acordo com o estabelecido nas regras do “draft”, por exemplo, a equipe com opção de fazer a 1ª escolha em um ano passa a ser a última a escolher no próximo ano. O “draft” teria também mais de uma rodada de escolha. Não quero aqui definir as regras, elas podem e devem ser negociadas, claras e em consenso entre as equipes. Mais informações sobre as regras do "draft" podem ser facilmente obtidas na internet, tanto da NBA como da NFL.

Esse tipo de estrutura propiciará um retorno a longo prazo com o fortalecimento dos times que compõem a Liga do Interior. Outra sugestão é estabelecer que os valores obtidos com os atletas negociados com outros clubes do Brasil ou do exterior sejam revertidos a todos os componentes da Liga de maneira igualitária, assim a cada talento criado todos se fortalecem.

Essa é mais uma idéia a AFE e seus dirigentes para fazer o futebol do interior ganhar riquezas e sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário