domingo, 4 de março de 2012

Boca no trombone - Penapolense 2 x 1 Ferroviária

Em jogo realizado hoje de manhã em Penápolis a AFE experimentou o amargo sabor da virada, vencia a partida até os 22 minutos da 2ª etapa, mas acabou perdendo para o time local por 2 a 1.


Nitidamente postada defensivamente, no chamado 5-3-2, tendo ainda no meio campo dois volantes e ainda contando com o apoio na marcação do único meio campista de ofício, o Tatuí, o time do técnico Ito Roque foi em busca de pelo menos um empate. A estratégia vinha surtindo efeito, o Penapolense pouco produziu ofensivamente e a Locomotiva, em sua proposta de jogo, o contra-ataque,  abriu o placar nos acréscimos do 1º tempo de jogo com o atacante Thiago Marques.

Aparentemente a entrada do Tatuí como titular, um meia-atacante rápido e de maior poder de marcação do que o meio-campista de criação Bruno com a camisa 10 foi uma estratégia de jogo, no entanto achei equivocada a substituição no segundo tempo de jogo do próprio Tatuí, o único jogador com cacoete ofensivo no meio campo por mais um volante, no caso o Cesinha. Essa mudança na minha opinião pulverizou qualquer qualidade ofensiva grená e atraiu ainda mais o adversário para jogar no nosso campo. Passamos a rifar a bola no ataque e assim possibilitamos ao Penapolense dominar as ações no meio campo. Na minha opinião o técnico Ito pecou em não manter a equipe com um mínimo de poder de criação ofensiva. Não que a culpa da derrota seja do volante Cesinha mas sua entrada em vez de fortalecer a defesa deixou o time grená mais vulnerável.

Vale lembrar novamente as ausências de jogadores titulares, Tatá na ala esquerda, suspenso pelo 3º cartão amarelo, e do zagueiro Carlinhos, lesionado. Desta forma, o time teve que improvisar o lateral direito Emerson na ala esquerda e também contou com a entrada do zagueiro Hebert.  Já faz tempo que penamos com constantes mudanças na equipe por problemas de lesões e  suspensões tendo o técnico Ito que improvisar na maioria das vezes. Agora com a chegada de novos atletas para compor as necessidades da equipe é esperado que pelo menos esses improvisos se tornem esporádicos.

Ah, a arbitragem. Não é o primeiro e não será o ultimo a estragar uma partida por deficiência técnicas e isso não é uma exclusividade da série A2 mas de todas as competições paulistas. Mesmo assim acho um exagero responsabilizar apenas a arbitragem pelo resultado do jogo de hoje até porque no segundo gol do CAP o zagueiro Hebert falhou no desarme dentro da área e, na continuação da jogada saiu o gol da vitória. A Ferroviária, do ponto de vista ofensivo, fez o gol e mais nada.

O que me entristece é que deixamos a zona de classificação, o G8 e agora ocupamos a 9ª colocação. O time grená volta a jogar em casa, na próxima quarta-feira, às 20h, contra o Velo Clube e novamente com a necessidade de fazer o dever em seus domínios, buscando novamente estar entre os oito melhores do certame. Espero um grande apoio da torcida nessa batalha. Vamos a luta. AFE! AFE!

Ficha Técnica

Penapolense 2 x 1 Ferroviária


Local: estádio Tenente Carriço, em Penápolis-SP
Data: 04/02/2012
Árbitro: Alexandre Luis Gonçalves
Cartões amarelos: Lucas Silva, Júlio César, Rafael Dias, Felipe Blau e Robson (Ferroviária); Perez, Nildo, Renan e Fio (Penapolense)
Cartões vermelhos: Felipe Blau (Ferroviária); Guaru (Penapolense)
Gols: Thiago Marques, aos 47’/1T (Ferroviária); Guaru, aos 22’/2T e Fio, aos 43’/2T (Penapolense)

Penapolense
Ricardo; Niander, Júnior (Dominguinhos), Biro e Rodrigo; Perez, Nildo, Renan (Guarú) e Fio; Daniel (Beto) e Luciano Gigante
Técnico: Edison Só

Ferroviária
Everton; Rafel Dias, Hebert (Robson) e Vanderson; Lucas Silva; Júlio César, Vanderson, Felipe Blau, Tatuí (Cesinha) e Emerson; Fabrício Carvalho e Ricardinho (Thiago Marques)
Técnico: Ito Roque

Ficha técnica: Site Oficial da Ferroviária - créditos Alessandro Bocchi
Fotos: Site Oficial da Ferroviária - créditos Bruno de Moura

Um comentário:

  1. INFELISMENTE A FERROVIÁRIA foi nitidamente prejudicada, faltas e laterais a favor da Ferrinha que foram invertidas pelo arbitro e pelos bandeiras, sem falar nos cartões, que o incopetente Arbitro aplicou sem dó. Mas também não podemos tapar o sol com a peneira, estamos precisando urgentemente de zaqueiros (Rafael Dias está péssimo; Herbert, um bom reserva - falhou veio hoje tbm - e Carlinhos que entre os três é o melhor sempre está machucado). Se quisermos subir temos que contratar zaqueiros, pq se tivessemos zaqueiros bons hoje nem árbitro mudaria o resultado. Que tal o Toninho do XV Piracicaba e o Marcel que está na reserva do Comercial....Esses zaqaueiros que temos hoje não dá confiança e nem tem estatura para tal. VAMOS SUBIR FERROVIÁRIA

    ResponderExcluir