sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A matemática da classificação

Ainda curtindo as vitórias nos dois últimos jogos de maneira espetacular resolvi prospectar as necessidades de pontuação final para alcançar a zona de classificação, o chamado G8. Olhei também a zona de rebaixamento, objeto de fuga e que, conforme andamento da competição pode nos dar certa tranquilidade eliminando temores e angustias.

Base histórica

Minha análise é fundamentada na base histórica, isto é, observei nos últimos anos, os Campeonatos Paulista com a mesma formula de disputa atual. Ao todo foram 13 certames desde 2007, anotando os pontos finais conquistados pelo 8º colocado, o último do G8, e também o 17º colocado, o primeiro time rebaixado.

Campeonatos Paulista -Pontuação Final
Base histórica
Fonte: Site da Federação Paulista de Futebol (FPF)

Por esse ponto de vista, para a alcançar o G8 temos no mínimo 27 pontos como um parâmetro a ser trabalhado porém com um elevado grau de incerteza, pois nota-se que, por exemplo, em uma competição,  o G8 fechou com 32 pontos ganhos.  Hoje se olharmos o índice de aproveitamento do 8º colocado na tabela (48%) e projetarmos essa eficiência para os 19 jogos chegaremos aos 27 pontos ganhos.

Uma zona mais confortável de pontuação estimo ser entre 29 e 32 pontos. Segundo a base histórica, 60% das equipes que marcaram 29 pontos dentre as 13 competições analisadas classificaram-se no G8 e logicamente esse número sobe até os 100% no caso dos 32 pontos ganhos. Já no caso de rebaixamento em 12 dos 13 certames aferir 20 pontos já estabelece uma grande chance de se fugir do descenso.

A Ferroviária

O time soma no momento 13 pontos e tem mais 10 jogos em disputa, sendo quatro em casa e seis fora de casa. De maneira simplista pondero que conquistar apenas os três pontos dentro de casa e assim chegar aos 25 pontos ganhos não serão suficientes para conquistar uma vaga no G8 sendo apenas capaz de nos afastar do fantasma do rebaixamento.

A desejada classificação então determina, no meu ponto de vista, a obtenção, sem deslizes como mandante, de pelo menos mais 7 pontos como visitante, indicando, sem dúvida, a necessidade de se vencer também fora de seus domínios.

Jogos restantes da AFE: 
  • 25 fev - 21h - União São João x Ferroviária
  • 29 fev - 20h - Ferroviária x Rio Preto
  • 04 mar - 10h - Penapolense x Ferroviária 
  • 07 mar - 20h - Ferroviária x Velo Clube
  • 11 mar - 10h - América x Ferroviária
  • 14 mar - 20h - Ferroviária x Rio Claro
  • 17 mar - 15h - Santo André x Ferroviária
  • 21 mar - 19:30h - São Bernardo x Ferroviária
  • 24 mar - 18:30h - Ferroviária x Grêmio Barueri
  • 01 abr - 10h - Red Bull x Ferroviária
Concluindo, em função dos números, nossa tarefa não é das mais fáceis se comparado por exemplo aos líderes Red Bull (23 pontos), Grêmio Barueri e Noroeste (17 pontos), mesmo assim, continuamos torcendo e acreditando. Força Ferroviária, vamos a luta.

Um comentário:

  1. Ricardo grande trabalho!! Realmente a tarefa não é das mais fáceis.A Afe tem que aproveitar o embalo mesmo porque os ultimos 4 jogos serão dureza.Embora no ultimo jogo o Red irá se poupar e muitos jogadores tomarão o amarelo no jogo anterior.Sua base estatística é muito boa mas esse ano o campeonato tá mais parelho.Com 28 pontos ela se classifica ...são 4 vitorias em casa e uma vitoria ou três empates fora.Com 49,1% dos pontos.Não tá tão difícil assim!!!

    Ticao

    ResponderExcluir