quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Paulistômetro 2012 - Avaliação

Encerrada a nossa participação na Copa Paulista 2011 o time afeano volta todas suas atenções para o planejamento da série A2 de 2012. Hoje, quarta-feira, teremos uma ampla reunião da direção grená e comissão técnica para definir vários tópicos relativos aos trabalhos para a competição, dentre eles os locais de treinamento, os adversários nos jogos-treino e o elenco que envolve desde contratações até desligamentos do grupo. Para esse último assunto, elenco, farei como sempre a minha avaliação, minhas considerações e também as necessidades que vejo de reforços. Os critérios básicos do Paulistômetro 2012 são:
  • capacidade técnica;
  • condição física;
  • performance individual nos jogos disputados;
  • liderança, motivação e equilíbrio emocional;
  • potencial de desenvolvimento para disputar a série A2 do Campeonato Paulista;
  • e potencial de ganho financeiro (atletas das categoria de base).
Análise por posição:

Goleiro  - Everton é sem dúvida um dos destaques desse elenco. O experiente goleiro fez grandes partidas, transmite segurança e tranquilidade além de ter uma boa saída de bola. Deve permanecer no grupo. Douglas, o titular no começo da competição, teve alguns deslizes que comprometeram o resultado em alguns jogos, fatos inclusive que originaram a contratação do Everton.  Por suas atuações deixou um legado de insegurança para com a torcida que será difícil de ser alterado. Além dos problemas de performance vejo algumas deficiências nas saídas de gol e também em espalmar a bola em demasia em vez segurá-la. Alisson não jogou, assim fica difícil avaliá-lo, no entanto quando do problema de performance do Douglas não se cogitou sua entrada e tornando assim questionável sua presença. Na minha opinião precisamos ter dois atletas no mesmo nível e um terceiro goleiro, que pelas limitações  financeira, focaria recursos em outras posições e daria oportunidade ao Tiago do SUB20 que fez boas partidas na competição estadual e por mérito estaria apto a essa posição. No caso de uma contratação pensariam nos nomes do Éder, Roberto e Eduardo, ex-goleiros afeanos.

Zagueiro - Rafael Dias esteve tranquilo e seguro na maioria dos jogos  e fez um bom campeonato, Carlinhos, que atuou na zaga e também como volante mostrou determinação e boa condição também, ambos aparentemente devem permanecer. Felix já não teve grandes atuações, sempre muito faltoso e com seguidos cartões. Alan pouco jogou mesmo assim fez partidas abaixo do esperado com falhas em lances capitais. No geral o setor ainda apresenta falhas e merece ter mais dois atletas para brigar pela posição de titular. Iria trás sem dúvida dos ex-jogadores da A2 de 2010, Amarildo e André. Com essas quatro opções vejo o time grená bem postado e com excelentes valores para toda a competição.

Lateral-direita - Emerson é outro de destacada atuação no grupo atual, com forte apoio ofensivo e excelente preparo físico e finalizações a gol. Felipe Blau, apesar de contratado para a posição fez poucos jogos na lateral sendo muito mais utilizado como volante. Pela flexibilidade de atuar em diferentes posições pode ser aproveitado para compor o elenco. Acho que a posição ainda carece de mais um atleta de ofício. Não tenho indicações. que caibam em nosso orçamento.

Lateral-esquerda - Ralph e Tatá mostram um trabalho similiar porém com oscilações de performance  tanto defensivas quanto no apoio ao ataque. Como o setor esquerdo é o mais deficitário em termos de atletas pois hoje atuando na região temos só os alas, investiria em mais um jogador de ofício. 

Volante - Felipe Blau, Vieira, Cesinha e Wanderson também tiveram presença regular, cada um suas qualidades e deficiências. Inerente da posição todos tem como principal caraterística o perfil defensivo, infelizmente hoje o futebol necessita de volantes que também apoiem com qualidade visando furar bloqueios de oponentes retrancados e criando espaços e oportunidades para o ataque. Cesinha apesar do elevado número de cartões amarelos é o jogador que mais se assemelha a esse perfil. Wanderson, apesar do bom condicionamento físico pecou em alguns jogos na defesa e seu poder ofensivo e de passe é restrito. Vieira jogou pouco mas também pouco mostrou, pesa seu histórico de lesões que o afastaram a maior parte do tempo dos jogos na Copa Paulista. Felipe Blau que jogou na posição, teve uma atuação homogênea tanto na ala bem como de volante e pode ser uma opção tática como já disse. Na minha opinião a posição de volante ainda carece de dois jogadores mais versáteis. Rodrigo Cesar, atualmente no Guarani e que foi o xerifão da AFE na A3 em 2010 deve ser um dos reforços.  

Meio-campo - Tobias mostrou as melhores qualidades no setor apesar de sofrer com a condição física no segundo tempo de jogo, tem liderança e bom passe.  Daniel também tem boas qualidades, bom drible e joga bem com a bola nos pés, pesa sua oscilação de performance, fato a meu ver que não lhe garante a posição de titular da equipe. Tiaguinho e Marcelinho não mostram futebol diferenciado, situação muito complexa para que tem a obrigação de criação ofensiva. Avalio como o setor mais crítico do elenco pois além disso não temos nenhum meia-esquerda limitando as ações e facilitando a marcação adversária. Duas contratações no mínimo nesse setor serão necessárias para dar mais qualidade na criação e garantir um grupo forte e homogêneo no meio-campo.

Atacante - Clênio, apesar da lesão mostrou um bom futebol com boa presença de área e oportunismo, fez seus gols que lhe rederam a artilharia da equipe e assim deve compor o elenco. Tuia já tem menor mobilidade ofensiva no entanto faz bem o papel de pivô, tem bom chute e quando as oportunidades surgem está lá para marcar, assim também o vejo como uma boa opção para compor o grupo. Jobinho, tem qualidades diferentes dos dois primeiros, peca as vezes em cortar para a perna esquerda, que lhe restringi e muito seu potencial de ataque, mesmo assim é uma opção tática que devemos ter no grupo. Zanetti e Leandro pouco atuaram assim não tenho como opinar. No ataque ainda vejo a necessidade de um meia-atacante que atue pelo lado esquerdo e de outro jogador de velocidade. Além dessa contratações, para compor o grupo indicaria dois atletas de destaque do SUB20, Edson(Negão) e Hygor.

Técnico: Paulo Cezar Catanoce está fazendo um bom trabalho apesar dos limitados recursos financeiros e me agrada sua postura e comando.

Bom meus caros, essa é minha teoria e opinião. Existem outros aspectos a serem levados em conta pela comissão técnica e também o lado financeiro, que podem e devem nortear decisões e entendimentos diferentes. Para quem fica e para quem sai, boa sorte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário