terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ferroviária x Botafogo - Análise de tendência do árbitro do jogo

O árbitro Alysson Fernandes Matias foi o sorteado para comandar o tradicional clássico Bota-Ferro amanhã às 20h na Arena da Fonte pela 16°rodada da Copa Paulista 2011. Alysson tem 35 anos e está no quadro de árbitros da FPF desde 2001.

Nos últimos três anos foram 47 jogos sob seu comando, a grande maioria nos torneios profissionais da série A2, A3, Segundona e Copa Paulista. Em 2011 apitou 18 jogos dos quais os 11 principais capturei para fazer sua análise de tendência.

Nos acréscimos a partida regularmente na primeira etapa concede um ou dois minutos, já no segundo tempo é um pouco mais generoso tendo utilizado com mais frequência e na média o corriqueiro 3 minutos.

Nas advertências com cartão amarelo, em média pune cinco jogadores por jogos, três da equipe mandante e dois da visitante porém com certa dispersão, fato que gera incertezas em sua tendência. Com relação a punição por reclamação Alysson aparenta ter certa tolerância ou quem sabe "ouvido seletivo", aquele que escuta somente o que interessa, pois, diferente da grande maioria aplicou somente 3 cartões com esse motivo, já com relação a retardar o jogo tem mais rigor porém também tolerante em relação aos árbitros que tenho acompanhando, no total foram sete nas onze partidas analisadas. 

Nos cartões vermelhos é bem moderado no seu uso pois somente em duas partidas utilizou desse recurso. Não relatos de expulsões ou como alguns preferem, exclusões de membros da comissão técnica. 

Com relação a assinalar faltas ele tem uma média baixa, 29 anotações por jogo sem distinção evidente de equipe podendo nos direcionar para um jogo mais dinâmico, no entanto em algumas partidas Alysson aparenta ter seu momento Dr. Jekyll and Mr. Hyde ou nos tempos mais modernos das novelas globais Ruthinha e Raquel. Isso porque em raras ocasiões aplicou mais de 40 faltas e elevado número de cartões amarelos.

Na internet a postura do árbitro tem lá seus questionamentos principalmente com relação a omissão na marcação de faltas, interpretações duvidosas, atuação confusa e insegurança, talvez até, por esses motivos, apesar dos anos na função, não esteja no primeiro escalão da arbitragem paulista.

Vamos torcer para que Alysson tenha uma boa atuação e que o jogo seja um grande, digno e memorável clássico do interior paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário