domingo, 7 de agosto de 2011

Boca no trombone - União São João 1 x 0 Ferroviária

A Ferroviária fez ontem sua quinta partida na Copa Paulista e sofreu sua 3ª derrota, desta feita para o União São João. O jogo realizado em Araras terminou 1 a 0 para o time da casa, gol assinalado pelo zagueiro Fubá aos 36 minutos do segundo tempo de jogo.


A derrota fora de casa acende o sinal de alerta, pois o time termina a rodada na penúltima posição do grupo e com o mesmo número de pontos do último colocado, o Batatais, que tem um jogo disputado a menos em relação a ferrinha.

No jogo em si, perdemos mais uma vez em um gol originado de bola parado. O time mais uma vez, na minha opinião, deu sinais de perda de rendimento físico no segundo tempo e as três substituições feitas pelo técnico Catanoce tiveram desastroso resultado.

Novamente no ano, as relações da torcida com os jogadores e a direção grená estão críticas, "a lua de mel já acabou". O time grená tem apresentado certo domínio e controle de seus jogos no entanto estratégias que não se transformam em vantagem competitiva, ou seja, gols e vitórias, nada agregam. Infelizmente pequenas melhoras já não bastam, a situação é crítica e põe em cheque toda a preparação para a série A2 em 2012, até porque, a tão falada base, como o próprio nome diz, estabelece uma sustentação, um suporte sólido e seguro, fato que sem resultados e boa performance não formarão tal condição. Iludem-se os atletas que tem seus contratos mais extensos, pois não há garantia que sustente mal resultado. O time tem feito um trabalho mediano assim como o União São João e os demais times que temos visto na Copa Paulista, no entanto nossos olhos estão vendo os jogos de hoje e vislumbrando os de amanhã(A2 em 2012). Se hoje o mediano não está produtivo e eficaz, o que dirá os de amanhã quando almejamos ter um perfil vencedor.

Bem disse José Roberto Fernandes essa semana em seu programa Campeões da Bola na rádio Brasil FM, as derrotas fora de casa teriam menores impactos se o trabalho em casa estive a contento, isto é, hoje temos 4 pontos ganhos, se tivéssemos vencido os 3 jogos em casa teríamos 9 pontos e figurando no grupo de classificação. Perder fora de casa seria mais natural e menos traumático.

Mas como vencer na Arena da Fonte? Volto aqui a tocar em um fator que não tem me agradado, o rendimento físico. Em um campo de jogo com grandes dimensões o time grená tem que "voar" o tempo todo e na minha visão, o elenco perde ritmo na segunda etapa enquanto muitos de seus adversários continuam a correr, foi assim na Copinha contra o Velo Clube e contra o São Carlos. Por fim, não dá para enumerar somente este aspecto como causa, pois observo jogador devendo, alguns por suas próprias limitações, onde a solução é o rompimento do contrato, e outros ao que parece desgostosos e, com o perdão da palavra "sem o devido tesão". Ainda há tempo para corrigir, mas também há a necessidade de se agir com firmeza e prontidão.

Ficha Técnica

União São João 1 x 0 Ferroviária


Local: estádio Hermínio Ometto, em Araras-SP
Árbitro: Rodrigo Pires de Oliveira
Cartões amarelos: Sorin, Fonseca, Fubá e Paiva (União São João); Leandro Banana, Felipe Blau, Rafael Dias e Alan (Ferroviária)
Gol: Fubá, aos 36'/2T (União São João)

União São João
Marcelo Henrique; Sorin, Fubá, Rafael e Pavone; Fonseca, Júnior Lopes (Corte), Rafael Cruz (Paiva) e Osmar (Wesley); Henrique e Lucas Louzã
Técnico: José Carlos Grandini

Ferroviária
Douglas; Emerson, Rafael Dias, Alan e Tatá; Carlinhos, Cesinha, Felipe Blau (Ralph) e Marcelinho (Daniel); Leandro Banana e Jobinho (Carlinhos Baiano)
Técnico: Paulo Cézar Catanoce

Próximos jogos do grupo

10/08 (Quarta-feira)
19h - São Carlos x Velo Clube
19:30h - Batatais x União São João
20h - Botafogo x Ferroviária

Um comentário: