sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

União São João x Ferroviária - Análise de tendências do árbitro do jogo

O árbitro sorteado para apitar o jogo do União de Araras e Ferroviária pela 10ª rodada do Paulistão da A2 de 2011 é o experiente Cleber Wellington Abade, 44 anos, bancário e um dos principais árbitros da Federação Paulista de Futebol (FPF) e também da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).



De destacada relevância na arbitragem nacional, Wellington Abade apitou as principais competições nacionais do país, além de jogos decisivos nos últimos anos.

Em 2009 esteve presente em 20 partidas, no Campeonato Paulista apitou oito partidas da série A1, um da A2 e  um da A3, no Brasileirão foram quatro jogos pela série A, dois da B e um da D, também comandou dois jogos da Segunda Divisão do Paulista e um da Copa Paulista.

No ano passado foram 25 partidas, pelo estadual paulista apitou oito partidas da série A1, um da A2 e  um da A3, no Brasileirão foram três jogos pela série A, quatro da B, duas da C e um da D, também comandou dois jogos da Segunda Divisão do Paulista e um da Copa do Brasil. Um fato inusitado aconteceu na partida Ponte Preta e Bragantino pela série B do Brasileirão, quando, aos 50 minutos de jogo, Abade sofreu uma lesão muscular e foi substituído pelo quarto árbitro. Boas lembranças temos para a ferrinha, pois foi ele que apitou o jogo XV de Piracicaba e Ferroviária, partida que terminou empatada e que garantiu o acesso a série A2 em 2011.

Em 2011 esteve presente em três partidas, duas da A1, uma da A2 do Paulistão.

Para sua análise de tendência observei 11 súmulas das competições paulistas e brasileiras. Nos acréscimos a partida não tem uma tendência clara no 1°tempo, em média concede 1 minuto, já na segunda etapa é raro não acrescer no mínimo 3 minutos ao jogo, na média são 4 minutos por partida.

Na punição de atletas com cartão amarelo também não tem uma tendência objetiva, em média aplica quatro cartões por jogo, dois para cada lado. Nos cartões vermelhos é bem mais comedido, foram 3 em 11 jogos analisados, todos por 2°cartão amarelo. Tem por hábito punir atletas em comemorações de gol que fogem a regra, como por exemplo, subir no alambrado ou erguer a camisa. Raros os casos de expulsão de membros da comissão técnica.

Na aplicação de faltas denota tendência a deixar o jogo fluir com poucas anotações, em média são 27 faltas por jogo sendo 13 contra a equipe mandante e 14 contra a visitante. Em nenhum jogo analisado assinalou mais de 32 faltas.

Pela experiência e credibilidade no futebol nacional Cleber Wellington Abade apresenta condições de sobra para fazer uma boa arbitragem e sem complicações.

Obs.: Na questão "aplicação de faltas" somente foram analisadas as partidas da FPF pois nas súmulas da CBF não há registros desses dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário