quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Marília x Ferroviária - Análise de tendências do árbitro do jogo

Hoje a tarde aconteceu o sorteio dos árbitros para a 3ªrodada do Campeonato Paulista da série A2 de 2011. Para o jogo Marília e Ferroviária no próximo sábado o escolhido foi Luciano Monteiro dos Santos de 31 anos e árbitro da Federação Paulista de Futebol(FPF) desde 2004.

Luciano vem nos últimos anos apitando muitos jogos, em 2009 foram 12 partidas,deste total, 7 foram da série A2 do Paulistão. Em 2010 atuou em 16 partidas, 3 da Copa São Paulo Junior, 3 da Copa Paulista, 4 da Segunda divisão, 1 do SUB20, 2 jogos da A2, 2 da série A3 e uma semifinal do Paulista Feminino. Em 2011 apitou duas partida da Copa Paulista e também foi por duas vezes árbitro assistente, aquele da linha de fundo, na série A1. Nas partidas como árbitro principal de 2010 e 2011 o time mandante venceu 13 vezes, tivemos 4 empates e apenas uma vitória do time visitante.

Para sua análise pesquisei 9 súmulas na FPF. Na questão acréscimos a partida, tende a ser econômico na 1ªetapa, em média concede 1 minuto. No 2°tempo sua média é de 3 minutos, valor concedido em 70% de suas arbitragens.

Com relação a punição por cartões amarelos sua arbitragem também aparenta economia. Aplica em média 4 por partida sendo 2 para cada equipe. Do total de cartões aplicados 22% são dados por reclamação, retardar o jogo ou simulação.

Não tem por hábito expulsar jogadores e membros da comissão técnica. No total foram 4 em 9 jogos, menos de uma expulsão a cada 2 jogos. Todas para jogadores e decorrentes de 2°cartão amarelo. Outro número significante compete a sinalização de penalidade máxima. Nos 9 jogos aferidos foi computado apenas uma marcação. Também em média assinala 36 faltas por jogo, sendo 17 contra a equipe mandante e 19 para a visitante.

No geral, pela experiência e histórico dos últimos anos sua arbitragem parece ser tranquila apesar de econômica em alguns aspectos. Vale sempre lembrar que, a análise de tendências é somente uma forma de buscar antever comportamentos rotineiros e não devemos confundir tendências com certeza e nem poucas chances com impossibilidade. Até o momento a Ferroviária não teve problemas com arbitragem e tudo indica que será mantida nessa 3ªrodada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário