quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ferroviária x União São João - Análise de tendências do árbitro do jogo

Primeiro gostaria de esclarecer o conceito ao leitor, a análise de tendências é somente uma forma de buscar antever comportamentos rotineiros e não devemos confundir tendências com certeza e nem poucas chances com impossibilidade.

O árbitro do jogo de estréia da Ferroviária contra o União São João de Araras foi definido hoje a tarde em sorteio realizado na Federação Paulista de Futebol(FPF). O escolhido foi Alexandre de Assis Miranda de 31 anos.



Em 2011 ele já apitou dois jogos da Copa São Paulo Junior e em 2010 arbitrou 12 partidas profissionais, sendo 3 jogos da Copa Paulista, 5 jogos da Segundona, 1 da série A3, 1 da SUB17, 2 da SUB20.

Dois fatos me chamam a atenção, primeiro, não apitou nenhuma partida decisiva das competições da FPF e, apesar de 5 jogos da Segundona e uma única da A3, pelo retrospecto aparenta ter pouco experiência, principalmente nas principais categoria do Paulistão(A1,A2 e A3).

Para efeito de análise resgatei informações de 11 jogos. Na questão acréscimos ao jogo tem média de 1 minuto no 1° tempo e 3 minutos na 2ªetapa. Vale lembrar que na 1ªetapa, em 5 partidas não acresceu nenhum minuto. Já no 2° tempo tem por hábito no mínimo dar 2 minutos.

No quesito faltas, mostra equilíbrio sem denotar tendência para o time mandante ou visitante. Na média são 16 faltas anotadas para o time mandante e 17 para o time visitante. Pelo histórico não é um arbitro de parar o jogo a todo momento, ao que parece deixa a partida fluir.

Nos cartões amarelos, na média aplica 6 por partida, 3 para cada lado, com grande tendência para punir as jogadas mais violentas. Não tem por hábito aplicar cartões por "cera" e reclamação.

Os cartões vermelhos apontam um ponto de atenção pois nas 11 partidas aplicou somente 2 cartões vermelhos, um por jogo violento e outro pelo 2°amarelo. Também são raros os casos de expulsão de técnico ou de membros da comissão técnica. Me ocorrem duas hipóteses, ou ele é muito seguro e controla muito bem a partida ou falta pulso para coibir as ocorrências e jogadas mais violentas.

Sinceramente, estou preocupado com a escalação do árbitro Alexandre de Assis Miranda para o jogo da Ferroviária, preferiria alguém mais tarimbado. Talvez lhe falte experiência se o jogo "pegar fogo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário