quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ferroviária x Comercial - Análise de tendências do árbitro do jogo

Aconteceu hoje a tarde na Federação Paulista de Futebol(FPF) o sorteio da arbitragem para a 5ª rodada do Paulistão A2 de 2011. O sorteado desta vez para a partida Ferroviária e Comercial foi o árbitro Marcio Henrique de Gois, de 31 anos e desde 2002 no quadro de árbitros da FPF.



Márcio em 2011 apitou 2 partidas, uma da série A1 e uma da Copa São Paulo Junior. Em 2010 comandou 17 jogos sendo 5 jogos da Segunda Divisão, 2 da série A2, 2 da série A2, 3 da Copa Paulista, 2 da Copa São Paulo Junior e a final do Campeonato Paulista Feminino. Em 2009 foram 16 partidas sendo 3 jogos na A2, 2 jogos na A3, 4 na Segundona, 3 pela Copa Paulista, 1 no campeonato Paulista SUB20 e 3 partidas na Copa São Paulo Junior.

Para sua análise de tendências pesquisei os 17 últimos jogos que apitou. Nos acréscimos concede usualmente 1 minuto no 1° tempo ,valor presente em 70% de seus jogos. Já no 2° tempo sempre é mais generoso pois em nenhuma ocasião concedeu menos de 3 minutos e na média acresce 4 minutos por jogo.

Na aplicação de advertências, seus números apontam um árbitro rigoroso com média de 7 cartões amarelos por jogo. Na média são 3 para a equipe mandante e 4 para a equipe visitante. Além do elevado número de cartões cabe aqui mais um ponto de atenção ao elenco e comissão técnica grená. Com freqüência pune com cartão amarelo atos de reclamação, cera e simulação, sendo que no geral, 23% de todos os cartões se devem a essas infrações.

Nos cartões vermelhos é mais comedido. Foram 11 em 17 jogos, ou seja menos de um por jogo. Quanto pune com cartão vermelho geralmente é em decorrência de 2°cartão amarelo. Aqui cabe uma curiosidade, em suas arbitragem há relatos de expulsão de técnicos, maqueiros e também gandulas.

No quesito faltas tem média de 35 anotações por partida o mas sem distinção de equipe. Na média foram 18 para o time local e 17 para a equipe visitante. Em 30% das partidas assinalou mais de 40 faltas fato que tende a deixar o jogo bastante truncando.

Apesar do rigor na aplicação de cartões amarelos e de algumas reclamações em sites de torcidas o árbitro sem dúvida aparenta ter experiência para conduzir o jogo de grande rivalidade.

Após a desastrosa arbitragem no jogo passado é sempre bom lembrar que a análise de tendências tem por objetivo buscar antever comportamentos rotineiros. É uma ferramenta estratégica para identificar padrões pré-definidos com base em análises estatísticas do passado. Não se deve confundir tendências com certeza e nem poucas chances com impossibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário