terça-feira, 18 de janeiro de 2011

América x Ferroviária - Análise de tendências do árbitro do jogo

Cleverson Inácio, de 39 anos foi o árbitro sorteado pela Federação Paulista de Futebol(FPF) para apitar a partida de amanhã, dia 19, entre o América e a Ferroviária.

Cleverson atua como árbitro da FPF desde 1996 e apesar dos anos de experiência tem sido pouco escalado nos últimos anos. Em 2009 apitou 9 partidas e em 2010 atuou em 8 jogos. Um fato a destacar são as arbitragem em competições de pouca expressão. Em 2010 por exemplo apitou 3 partidas do Paulista SUB20, 3 da Copa Paulista, uma do Paulista Feminino e uma do Campeonato de Ligas Amadoras. Em 2011 esteve presente em duas partidas da Copa São Paulo.



Em notícias na internet e nas súmulas dos jogos, apesar de apitar poucas partidas no ano passado encontrei reclamações quanto a qualidade da arbitragem.  As reclamações vão desde expulsões indevidas, assinalar gol em que a bola não entrou, validar gol com jogador em impedimento,  apontar 2 cartões amarelos para o mesmo jogador, não marcação de penalti e falta de coerência na aplicação das regras do jogo.

Já com relação a sua análise de tendências encontrei alta variabilidade em seus números. Ao todo, pesquisei 8 jogos em que arbitrou. Na média acrescenta ao jogo 2 minutos no 1°tempo e 3 minutos na 2ª etapa, no entanto tem alta variabilidade, desde não dar nenhum acréscimo até incluir 6 minutos ao jogo.

No quesito cartões amarelos pune em média com 5 cartões por partida, sendo 3 para a equipe mandante e 2 para a equipe visitante. Já em cartões vermelhos aplica em média um por jogo sem distinção de equipe. É recorrente na aplicação de cartões vermelhos diretos e também a expulsão de membros da comissão técnica.
    
A maior tendência encontrada refere-se a marcação de faltas. Em média assinala 33 faltas por jogo sem distinção de equipe, porém, na minha opinião, torna a partida muito truncada com seguidas paralisações.

Com toda essas ocorrências, altas variabilidades, poucos jogos nas competições principais da federação paulista, presumo uma arbitragem de alto risco para o bom andamento da partida. Aos jogadores e comissão técnica muita atenção.

Fontes: Sumulas da FPF, site Futebol Interior, blog do jornalista Roger Willians, blog Futebol do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário