quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Como chegar na 2ªfase do Paulistão A2 2011 - A magia dos números

Faltando pouco mais de um mês para a estréia grená no Campeonato Paulista da série A2 de 2011, venho refletindo por esses dias em como traduzir os objetivos da Ferroviária para algo mais quantitativo e por assim dizer, mais palpável. O 1°grande objetivo é, como passar pela 1ªfase do torneio e chegar na 2ª e decisiva etapa da competição.

Acabei fazendo o mais sensato e procurei um profundo conhecedor de estatística e futebol. Novamente agradeço ao Marcelo Leme de Arruda, estatístico graduado e pós-graduado pela Universidade de São Paulo, que desde criança é um aficcionado por rankings, tabelas, fórmulas e outras maneiras de se quantificar o nível técnico de equipes de futebol e de esportes em geral. Marcelo é o criador do site Chance de Gol, um site muito interessante com análises matemáticas e estatísticas, com probalidades e projeções, artigos sobre rankings e teorias de probabilidade aplicada ao futebol e ao esporte.

Seguem as análises enumeradas pelo Marcelo:

"Infelizmente não existe um número único de pontos que garanta a classificação de um time à fase seguinte de um dado campeonato. Além disso, pela exigüidade de informações disponíveis no momento, não há como, neste momento, efetuar uma análise mais acurada que envolva probabilidades de classificação em função da pontuação final.

Posso, porém, fornecer as situações extremas e uma análise, absolutamente subjetiva dos valores entre esses pólos:

Extremo superior: cinco líderes ganham todos os confrontos contra os cinco lanternas e, nos confrontos diretos entre si, cada líder ganha quatro e perde quatro jogos.

Nessa hipótese, teremos cinco times empatados na liderança com 36 pontos cada. E como se classificam quatro clubes, teremos nessa hipótese o quinto colocado sendo eliminado com 36 pontos ganhos.

Extremo inferior: três líderes vencem todos os jogos contra os sete lanternas e todos os confrontos diretos entre esses lanternas terminam empatados.

Nessa hipótese, temos três líderes com pelo menos 42 pontos e os outros sete times empatados com 12 pontos cada. E como se classificam quatro clubes, teremos nessa hipótese o quarto colocado sendo classificado com 12 pontos ganhos.

Ou seja, as únicas afirmações que se podem fazer com certeza absoluta neste momento são que é impossível se classificar com 11 pontos e é impossível não se classificar com 37 pontos. Dentro dessa faixa (12 a 36) tudo é possível e, o máximo que eu posso arriscar (especialmente sem saber como cada um dos times virá para o campeonato) é que a partir dos 28 a 30 pontos a probabilidade de classificação já seja bastante significativa."

Como demonstrado pelo Marcelo de maneira clara e objetiva, vejo como a tradução de nosso primeiro objetivo no Paulistão 2011, um número estratégico a ser focado e conquistado. Sem depender de mais ninguém vamos em busca dos 37 pontos.

Para finalizar o assunto, em breve farei mais uma análise tendo por base o histórico do Paulistão nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário