sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A grama do vizinho... – Atlético Monte Azul

A terceira matéria da série "A grama do vizinho é sempre mais verde" é com o Atlético Monte Azul.Vamos a ela.

O Atlético Monte Azul (AMA) de Monte Azul Paulista, pequena cidade com apenas 20mil habitantes situada mais ao norte do estado de São Paulo, disputou sua 1ª série A1 do Paulistão em 2010, terminou na 18ªposição e foi rebaixado para a A2 em 2011. O clube tem forte ligação com a família Arroyo, tanto é que, o estádio tem o nome da avó do atual presidente do clube. Além do presidente do clube Ricardo Arroyo, seu pai, Cláudio, também participou da diretoria do AMA e hoje é o atual prefeito da cidade.

Apesar do rebaixamento em 2010 e de ser uma cidade modesta comparada a outras cidades paulistas, o torcedor não deve se enganar com possíveis fragilidades no esporte. O Monte Azul é um clube bem estruturado, seu estádio conta com novas arquibancadas, novas cabines de transmissão, novos vestiários, salas de imprensa além de departamento médico e fisioterápico, refeitório e academia.

Toda essa estrutura é voltada principalmente para o desenvolvimento de jovens atletas e as categorias de base. Outro fator de destaque está na força financeira. O clube aparentemente não tem passivos trabalhistas e dívidas, um diferencial com os demais clubes do interior paulista, e em 2009 já ostentava, em sua folha salarial, R$140mil mensais.

Como estratégia para 2011 o clube retoma o plano de trabalho voltado para os jovens atletas, estratégia que lhe rendeu os bons frutos do passado. Seu atual presidente vem de seguidos acessos basta lembrar que em 2007 a equipe estava na série A3. O atual técnico, Ricardo Drubscky, era coordenador da categoria de base do Atlético Paranaense e foi vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no ano de 2009. Sua principal característica é saber trabalhar com jovens.

Para aqueles que questionam atuar com um time com pouca experiência, o título da série A2 em 2009 é a prova do contrário. O Monte Azul sagrou-se campeão com a melhor campanha da Série A-2 do Campeonato Paulista e sua base era formada por 6 jovens jogadores emprestados do Corinthians. Este parece ser outro ponto de destaque para a sua diretoria, aparentemente ela é bem articulada com outros clubes na obtenção de jovens atletas para o seu elenco. Para essa competição eles ainda anseiam atletas de grandes clube do Brasil como o Corinthians, Santos e Fluminense (RJ).

Para 2011, até o momento, o time já acertou oficialmente a chegada de sete jogadores para reforçar o grupo, havendo ainda a possibilidade de esse número aumentar. Foram contratados o ex-meio-campista do Corinthians e do Grêmio, Luciano Ratinho, o volante Célio, que defendeu o Bragantino na Série B do Brasileirão deste ano, o zagueiro Lima, de 24 anos, revelado pela base do Santos e que estava atuando em uma equipe da República Tcheca. O clube também irá contar com a volta de 4 jogadores que estavam emprestados para o Fluminense e que disputaram a Copa Sub 23 pelo time carioca. São eles o lateral-direito Grafite, o volante Jonathan Kasado e os atacantes César e Asprilla.

O Monte Azul também tem como parceira a Footbal Businness, empresa que atua no ramo de marketing esportivo e agenciamento de jogadores. Oriundos desta parceria estão por lá o zagueiro Henrique, que defendia o Red Bull e o lateral-direito Julio Cesar, que defendeu a Ferroviária na Copa Paulista deste ano.

Este é o Monte Azul e seu plano para 2011. A meu ver, de tudo que foi comentado, o maior risco está na aposta do comando técnico, pois este não está habituado com a disputa do Paulistão, diferentemente de 2009, quando o treinador era o experiente e calejado Edson Só. No mais, vejo a grama do Atlético Monte Azul verde sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário