terça-feira, 16 de novembro de 2010

A grama do vizinho... – América Futebol Clube

A série de matérias com um olhar especial sobre os nossos adversários intitulada a "A grama do vizinho..." continua. Chegou a vez do América Futebol Clube.

O América Futebol Clube, da cidade de São José do Rio Preto, disputou sua ultima série A1 em 2007 quando foi rebaixado. De lá para cá o time disputa o Paulistão da A2 mas sem muita expressão, pois em nenhum torneio chegou a fase final da competição. Em 2010 o clube ficou em 11° lugar e por questões financeiras o clube não disputou a Copa Paulista.

Após o termino do Paulista em 2010, segundo consta, o clube não conseguiu honrar totalmente seus compromissos financeiros com comissão técnica e jogadores, além disso o América passou por uma crise política com desentendimentos entre seu conselho deliberativo e sua diretoria. Aparentemente contornada a crise política, em agosto, o clube assinou parceria por 6 anos com a empresa Direct Rio Gestão e Marketing Esportivo, para a gestão do departamento de futebol, que inclui os atletas, comissão técnica, bases salariais, contratos de patrocínio e outras fontes de renda(bilheteria, eventos, etc).

Mais do que uma terceirização da gestão do clube, a empresa aparentemente tem autonomia nas decisões tendo por objetivo também sanar as dívidas que já alcançam os R$10 milhões. Parte disto, R$4,2 milhões é atribuída a dividas de ISS e IPTU onde a prefeitura local já iniciou processos de execução fiscal. Tal situação pode acarretar penhora de bens e dilapidar o patrimônio do clube.

Resta saber se a empresa Direct Rio, que não fará nenhum investimento financeiro, conseguirá apenas com a gestão de recursos atuais reerguer o clube financeiramente. Na minha opinião, pela grandeza do montante da dívida e em contrapartida, a pouca ou quase nenhuma rentabilidade da A2, não vejo com bons olhos o futuro americano no curto e médio prazo.

Tirando os sérios problemas extra-campo, o clube está com seu elenco praticamente montado, pois desde outubro vem contratando seus jogadores e comissão técnica. O planejamento também está em dia com os atletas já trabalhando os aspectos físicos. Apesar da diretoria ainda afirmar que serão contratados novos jogadores o grupo já conta com 23 atletas e o técnico, Edmílson de Jesus, deixou claro sua intenção de trabalhar com no máximo 28 jogadores. A meu ver as possíveis contratações ocorrerão em posições ainda carentes, como um 3° goleiro e nas laterais. O clube também almeja aproveitar atletas da base que disputarão a Copa São Paulo de Futebol Junior em 2011.

O América é outro clube paulista que monta o chamado “time de aluguel”, ou seja, contrata jogadores para atuar 3 a 6 meses. Uma estratégia arriscada pois depende muito da qualidade da contratação e pelo limitação do tempo, difícil de corrigir se os problemas forem muitos. Apesar disso não é nada diferente da maioria dos clubes paulistas como a Ferroviária de Araraquara. No meu entendimento, os problemas financeiros aparentam ser sérios e críticos e eventual execução judicial de significativo valor no transcorrer do campeonato pode não só interferir mas fazer ruir todo o trabalho do elenco.

Concluindo, a grama por lá passa longe de estar verde. Só tenho a lamentar a situação do América, um clube com muita tradição e um dos grandes rivais da nossa Ferroviária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário