segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Atlético Sorocaba x Ferroviária - Análise de tendências do árbitro do jogo

O árbitro do jogo Atlético Sorocaba e Ferroviária, definido em sorteio pela Comissão de Arbitragem da FPF será Edson Reis Pavani Jr. Ele é considerado do 1º escalão no ranking da arbitragem paulista tendo a graduação ouro, sendo um dos 30 árbitros responsáveis por todo o trabalho na Série A1, além de jogos importantes nas outras competições. Os membros da Categoria Ouro são também os representantes do futebol paulista nos campeonatos nacionais.

Neste ano, Edson Reis Pavani Jr apitou 18 partidas, sendo 5 jogos da série A1, 2 jogos da Copa Paulista, 5 jogos da Segundona, 1 da série A3, 3 da A2 e duas da categoria Junior. Destas, 3 partidas foram em rodadas decisivas das competições.

Para efeito de análise resgatei informações de 10 jogos. Em quatro jogos relatou na súmula anormalidades envolvendo expulsões e má conduta de comissão técnica por reclamações e xingamentos. Cabe então, atenção ao técnico João Martins e demais membros da comissão técnica.

É um juiz econômico nos acréscimos à partida no 1º tempo, tendo por hábito conceder de 1 a 2 minutos. Já no 2º não é tão previsível oscilando de 2 a 5 minutos, isto é, aparentemente ele se adequa ao volume de paralisações. Na média acrescenta 3 minutos no 2º tempo.

No quesito faltas , é equilibrado, sem denotar tendência para o time mandante ou visitante. Na média são 19 faltas anotadas para o time mandante e 17 para o time visitante.

Nos cartões amarelos, sua média é de 6 por jogo, também sem distinção para qual equipe. Na sua maioria atribui os cartões amarelos nas jogadas violentas.

Quanto aos cartões vermelhos é bem econômico pois só concedeu apenas 1 nas 10 partidas analisadas e sua aplicação foi em decorrencia do 2º cartão amarelo. Está é uma tendência que me preocupa pois ou ele tem muito o controle do jogo e das jogadas violentas ou ele é moderado nos momentos de maior criticidade.

Pelo status no ranking da federação e pelos dados analisados, ele me parece adequado para apitar um jogo tão decisivo aos anseios do Atlético e da Ferroviária na Copa Paulista. Torço para que os aspectos apontados no quesito cartão vermelho tendam para o domínio da agressividade nos jogos.

Vale lembrar que, a análise de tendências é somente uma forma de buscar antever comportamentos rotineiros e não devemos confundir tendências com certeza e nem poucas chances com impossibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário