sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ferroviária e a estratégia de jogo

Hoje começamos a ver e avaliar como a AFE se comportará em campo e qual será sua estratégia de jogo. Diferentemente do time que obteve o acesso para a A2 em 2011 o atual elenco apresenta algumas variações e ausências que podem ser significativas.

Sinceramente, eu gostava do plano tático da ferrinha com um meio-campo bem postado defensivamente, suportando os avanços dos laterais e também amparando a frente da zaga. No ataque, a articulação estava bem focado no Leandro Miranda e no Tobias além do forte apoio pelas laterais que originaram 67% dos passes para gol. A dupla de atacantes formava um belo conjunto contemplando características que aliavam força física, técnica e velocidade.

O elenco atual grená

Zagueiros e goleiros - acredito que a qualidade e o esquema tático possa ser mantido, agora que chegou o experiente goleiro Eduardo e mantivémos o André além do retorno do Fernando Presente e a recuperação do Ronaldo. Apesar das alterações dos jogadores, o grupo me parece consistente. No gol será uma boa oportunidade de desenvolver o Tiago e o terceiro goleiro.

Laterais - A minha preocupação maior está nas laterais, tanto direita como a esquerda pois contaremos com jogadores, titulares e reservas sem muita experiência. No futebol moderno são as posições mais exigidas tanto em preparo físico para avançar e retornar a defesa com velocidade, bem como na criação de jogadas e lançamentos que invariavelmente necessitam de qualidade de passe e visão de jogo. Como perdemos os laterais titulares, o João Martins terá grande trabalho na preparação de substitutos a altura. Se fosse reforçar a ferrinha seria aqui que gastaria meu dinheiro.

Volantes e meios-campos - a base grená deverá ser os novos contratados Fernando e Everson Jaú, o Leandro Miranda e mais um. O Daniel é um bom atleta com características mais ofensivas, acredito que o João irá trabalhar com um jogador mais defensivo nessa quarta posição até porque no trabalho de desenvolvimento dos laterais a cobertura na defesa exigirá uma atenção redobrada dos volantes e meias. Na criação acredito que os atletas atuais deverão dar conta do recado.

Atacantes - Hoje temos no elenco profissional o Rildo e o Walker, na minha visão atletas com características similares amparados nas jogadas em velocidade. Para completar o elenco sinto a falta de um jogador com força física para fazer o pivô e também com boa finalização a gol e cabeceio. Se o João for manter o esquema que a AFE vinha jogando terá que achar um novo atleta para posição. Ao Rildo e ao Walker valerá o desenvolvimento principalmente nos arremates pois juntos eles só fizeram um gol no Campeonato Paulista deste ano.

A diretoria grená ainda deve fazer algumas contratações mas não acredito em muitas pois, essa Copa Paulista terá nitidamente o foco na formação de atletas para a base em 2011. Agora é aguardar para ver e torcer por boas revelações.

Força Ferroviária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário