segunda-feira, 12 de abril de 2010

Danilo e a síndrome do Holofote

Boca no trombone
Tenho uma teoria do porque do atacante Danilo, nosso principal artilheiro, estar perdendo tantos gols, além das atuações pouco expressivas nas últimas partidas. É o que chamo de síndrome do holofote. A síndrome, por mim chamada, não tem nada a ver com jogador mascarado ou que quer aparecer mais que os outros, pelo contrário.

Tudo começou com a lesão do Julio Cesar e isso também não quer dizer que faltaram oportunidades de gol. Minha teoria consiste na divisão de responsabilidades e do papel de liderança. Quando os dois, Danilo e Julio Cesar atuam juntos, os holofotes e responsabilidades eram divididos. A presença de um jogador tarimbado como o Julio Cesar dava tranqüilidade para o Danilo atuar e fazer o seu melhor. A lesão do Julio complicou a vida emocional do Danilo. Ele assumiu para si responsabilidades que não são só suas e essas preocupações e ansiedades geraram erros nas conclusões e uma certa impaciência. Seu fardo ficou pesado, em parte por culpa sua, pois assumiu toda responsabilidade para si e em parte nossa, torcedores e comissão técnica, pois não orientamos e deixamos claro sobre o que se espera de um líder nesse momento.

O que tenho a te dizer Danilo é CALMA, confiamos em seu futebol. A contusão do Julio Cesar te colocou na liderança do ataque, mas LIDERAR não é ser o único responsável por tudo que acontece. Um bom líder trabalha e estimula o talento dos outros, nunca faz o trabalho dos outros ou assume a responsabilidade dos outros.

Um bom líder é aquele que consegue bons resultados, através do desempenho de sua equipe, orientando e incentivando o crescimento e preservando a harmonia e o bem estar do grupo. Desta forma, o atleta que entra ao seu lado no ataque, mesmo sendo um jogador novo como o Rildo ou o Walker, tem responsabilidades para dividir. O seu papel, junto com os demais jogadores do time, é orientá-los para obtermos o melhor resultado.

Para finalizar, diria para o Danilo, cabeça fria, reflita sobre seus pensamentos e bola para frente com muita humildade para aprender com os erros e ganhar experiência para o futuro.

E você torcedor, qual a sua opinião?

Nenhum comentário:

Postar um comentário