terça-feira, 2 de outubro de 2012

Dentro e fora de campo - realidades distintas

Goooollll!!! Mas cadê  a torcida?
Não é de hoje que a Copa Paulista é sinônimo de um campeonato inexpressivo, sem visibilidade, sem qualquer apelo de mídia e incentivos por parte da federação paulista. Apesar dos pesares é de se esperar que a torcida afeana se sensibilize e compareça quando as vitórias acontecem como é o caso da atual campanha grená, afinal foram só vitórias na nossa casa, mas o fato é que, apesar de muitos simpatizantes nas redes sociais, são poucos os adeptos a frequentar a Arena e apoiar o time.

Vide tabela com a média de público da Copa Paulista desde 2008:

Média*
2008
2009
2010
2011
2012
1ª fase
586
532
503
521
461
2ª fase
537
524
521
643
460
1ª+2ª fase
571
530
507
575
461
* Excluídos os jogos promocionais com ingressos a valores simbólicos.


Nota-se nas últimas 5 edições do torneio que a participação da Ferroviária mantém, até certo ponto, uma média estável de público, na faixa dos 500 e poucos torcedores por jogo, porém é número insipiente para sustentar qualquer que seja a atividade esportiva profissional local. Estranhamente em 2012 temos a melhor campanha em nossos domínios e a pior média nas arquibancadas, inferior, em média, até ao ano de 2008, quando jogamos parte da competição em Taquaritinga. Mas afinal o que acontece?

Muito se fala em apoio municipal mas o fato é que a política é regida por número e sua significância, assim, o esporte araraquarense aos olhos das estratégias políticas será sempre algo a margem dos principais objetivos para eleger qualquer que seja o partido e sua tendência de governo.

Não há como também negar a pouca efetividade nas ações de marketing do clube, mesmo assim é a população, os cidadãos em sua maioria que devem contextualizar seus urgências e necessidades.  Embora boa parte da culpa seja do sistema de governança a principal culpa é da população e suas lideranças que não se engajam na causa. O esporte araraquarense padece não só pelos políticos mas e muito pela sua sociedade, que só cobra mas não ajuda, não se mobiliza.

2 comentários:

  1. Quanto mais o time pisa na bola, mais a torcida se afasta, não é fácil esquecer as amareladas do time.

    ResponderExcluir
  2. a diretoria poderia fazer uma campanha nas escolas para tentar trazer os mais jovens. seria um começo que sabe.

    ResponderExcluir