quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ferroviária x Audax - Análise de tendências do árbitro do jogo

Sorteado hoje na Federação Paulista de Futebol(FPF) o árbitro Marcelo Prieto Alfieri, de 32 anos, irá comandar o jogo entre a Ferroviária e o Audax no próximo sábado, às 18:30h na Arena da Fonte. Vale destacar o novo formato aplicado no sorteio de árbitros. Antes a federação definia dois árbitros por jogo e fazia o sorteio entre eles, agora foram listados 20 árbitros para todos os jogos da rodada da A2, em seguida fez-se o sorteio.

Marcelo Alfieri está no grupo de arbitragem da FPF desde de 1998 e em 2012 comandou 9 partidas sendo três da série A1, três da A2, uma da A3 e duas da Copa São Paulo Junior. Em 2011 apitou 17 jogos e em 2010 outros 16, sempre com enfase na série A2, A3, Copa Paulista e Segunda Divisão.

Analisei 10 partidas sob seu comando entre 2012 e 2011. Nos acréscimos a partida tem média de 2 minutos na 1ªetapa e 3 minutos na 2ª sendo esses os valores mais frequentes.

Nos cartões amarelos tem média de 5 por partida, sendo 2 para a equipe mandante e 3 para a equipe visitante. Do total de cartões aplicados 20% decorrem de reclamação, simulação e a popular "cera", este último aplicado com mais frequência que os demais. Puniu com cartão vermelho 6 atletas em 10 partidas  sem distinção de equipe, sendo a grande maioria aplicado de maneira direta por agressão ou revide. Assinala em média 29 faltas por jogo sendo 14 contra o time mandante e 15 contra o time visitante.  Não tem por hábito expulsar membros da comissão técnica pois em nenhuma partida houve relatos dessa natureza.

Com experiência na principal série do Paulistão em 2008 e 2009, inclusive no comando de jogos do Corinthians e Palmeiras, o árbitro aparentemente foi submetido a um downgrade na carreira, encerrando 2010 no campeonato amador da FPF, acredito eu em razão de duras críticas ao seu trabalho que encontrei na internet, com relatos de arbitragens confusas, erros capitais, inversão de faltas e advertências equivocadas.  Ao que parece depois de um bom tempo na "geladeira", em 2011 voltou a figurar em partidas de maior valor inclusive em jogos finais da Segunda Divisão e Copa Paulista, assim, em 2012, reconquistou a confiança da comissão de arbitragem voltando a comandar jogos da série A1. 

Vale lembrar que a análise de tendências é uma forma de buscar antever comportamentos rotineiros. Não se deve confundir tendências com certeza e nem poucas chances com impossibilidade. Seu estudo visa estabelecer previamente estratégias de jogo caso um determinado padrão fique latente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário