segunda-feira, 9 de abril de 2012

Atlético Sorocaba x Ferroviária - Análise de tendências do árbitro do jogo

O árbitro sorteado pela Federação Paulista de Futebol(FPF) para o jogo Atlético Sorocaba e Ferroviária na próxima quarta-feira às 16h em Sorocaba foi Roberval José de Oliveira, professor de educação física, 36 anos e no quadro de arbitragem da FPF desde 2001. Ele será auxiliado por Fausto Augusto Viana Moretti e Maria Nubia Ferreira Leite.

Roberval nos últimos 3 anos arbitrou 29 partidas em torneios oficiais da FPF, um número reduzido se comparado aos demais árbitros da entidade. Em 2012 já comandou 7 jogos sendo cinco em competições profissionais (três da série A2 e duas da série A3 do Campeonato Paulista). Em 2010 foram 14 jogos (uma partida do Campeonato Amador, três da Copa Paulista, três da Segunda Divisão, dois da A2, dois da A3 e três da Copa São Paulo Junior). No ano de 2010 apitou somente 8 jogos (três da Segunda Divisão, quatro da série A3 e uma da série A2).

Para sua análise de tendências observei 12 jogos das competições mais relevantes do ano de 2012 e 2011. Nos acréscimos a partida tende a conceder 1 minuto no 1°tempo e 4 minutos na 2ª etapa sendo esses seus valores médios.

Relativo aos cartões amarelos em média adverte 5 jogadores por jogo, 2 da equipe mandante e 3 da equipe visitante. Com relação as advertências por reclamação, simulação e fazer "cera", estes representam 16% dos cartões anotados prevalecendo em sua maioria a punição por reclamação.

Nos cartões vermelhos aplicou a punição em apenas duas vezes, contra o time visitante, nas 12 partidas observadas sugerindo certa economia no uso deste recurso. Ainda sobre o assunto concedeu um cartão de maneira direta por agressão acintosa. Nas partidas analisadas há somente um relato de exclusão de membros da comissão técnica por reclamação.

Nas faltas tem média de 36 anotações por jogo sendo 17 contra a equipe mandante e 19 contra a visitante. Em três oportunidades assinalou mais de 40 faltas por partida fato que me atenta para a possibilidade de ter um jogo faltoso e truncado com seguidas paralisações.

Conforme já dito na comunidade da torcida afeana, por não haver jogos da série A1 no meio de semana entendo que a FPF deveria ter sido mais zelosa indicando árbitros mais experientes para a rodada da série A2. Enfim, vamos torcer por uma boa arbitragem e uma boa partida da Ferroviária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário