segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ferroviária x São Carlos - Análise de tendências do árbitro do jogo

Para o jogo da próxima quarta-feira entre a Ferroviária e o São Carlos teremos a arbitragem de Thiago Luis Scarascati, vendedor, 28 anos, e no quadro de arbitragem da Federação Paulista de Futebol desde 2004.


Thiago comandou nos últimos 3 anos 41 partidas em torneios oficiais da FPF. Em 2011 arbitrou 12 jogos (3 da série A2 do Paulistão, 3 jogos da A3, 3 da Segunda Divisão, 2 da Copa São Paulo Junior e um do SUB20). Em 2010 foram 14 jogos sendo 9 em competições profissionais ( 3 Copa Paulista, 4 da Segunda Divisão e 2 da série A3). Em 2009 foram mais 15 partidas sob seu comando com 6 jogos profissionais (1 da Copa Paulista, 4 da Segunda Divisão e 1 da série A3).

Para compor sua análise de tendências observei 13 jogos dos últimos dois anos. Vamos aos números:

Nos acréscimos à partida Thiago tem alta variabilidade em seus números fato que não aponta uma tendência clara, aliás muito pelo contrário. Na média determina 1 minutos no 1°tempo e 4 minutos no 2°tempo de jogo.

No quesito faltas, tende na média a assinalar 31 marcações por jogo sendo 16 para a equipe mandante e 15 para a visitante. Em somente dois jogos os números ultrapassaram a marca das 40 anotações.

Nos cartões amarelos, sua média é de 5 por jogo, porém esse é um número sem muito sentido pois apresenta alta variabilidade nas advertências, oscilando de um único cartão até 11 cartões amarelos em uma partida. As advertências por reclamações, simulação e fazer "cera" representam 19% do total, um número que considero acima da média para os padrões.

Quanto aos cartões vermelhos, tende a ser bem econômico. No total foram 7 expulsões em 13 partidas sendo que em 9 jogos não aconteceu nenhum evento dessa natureza. Não há relatos de expulsão de membros da comissão técnica.

Dois fatos pitorescos envolvem as arbitragem de Thiago Scarascati. O primeiro trata dos gandulas pois em três ocasiões eles deram-lhe trabalho, desde o envolvimento em brigas com jogadores até comemorações acintosas de gols, com subida no alambrado e invasão de campo fazendo "aviãozinho".  O segundo fato envolve a ambulância de plantão. Em outros três jogos a ambulância foi acionada e se retirou do local de campo para atender jogadores e torcedores, fato que paralisou as partidas até a chegada de uma nova.

Concluindo, não encontrei fatos que desabonem o comando dos jogos do referido árbitro. Aparentemente ele vem conquistando a cada ano seu espaço na FPF participando com mais frequência e  por mais vezes, de importantes competições da entidade. Vamos esperar que conduza bem a partida aqui em Araraquara e que esteja em um dia mais parcimonioso na distribuição de cartões amarelos para nossos jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário