terça-feira, 9 de agosto de 2011

Botafogo x Ferroviária - Análise de tendências do árbitro do jogo

A Federação Paulista de Futebol(FPF) realizou na tarde de ontem o sorteio para a sétima rodada da Copa Paulista 2011. Para comandar o jogo Botafogo e Ferroviária em Ribeirão Preto na próxima quarta-feira teremos a presença de Ederson Martins Deodato, empresário de 29 anos e que exerce a função de árbitro no quadro da FPF desde 2005.  

A federação novamente encaminha mais um árbitro novato em jogos profissionais, seguindo assim  sua proposta de desenvolver e dar "rodagem" a seus novos pupilos. Ederson, em sua carreira, apitou apenas dois jogos das competições profissionais, um da Segunda Divisão e outro da série A3 do Paulista, ambos em 2011.  No total desde 2009 foram 41 partidas sendo a grande maioria das categorias de base (SUB15, SUB17 e SUB20), jogos dos campeonato feminino e ligas amadoras.

Para sua análise de tendências observei 10 jogos do ano de 2011. Nos acréscimos a partida Ederson tende a seguir o tradicional 1 minuto no primeiro tempo e 3 minutos na segunda etapa de jogo.

As advertências com cartão amarelo apontam uma tendência a ser generoso na aplicação. Em 60% dos jogos analisados aplicou 6 ou mais cartões por partida. Na média são 3 para cada equipe. Outro ponto de destaque são os cartões por reclamação que representam 20% de todos os cartões amarelos aplicados, fato que, a julgar pelos números, denota baixa tolerância quanto a críticas sobre a sua condução dos trabalhos em campo. Já para os casos de "fazer cera" e simulação esses são mais raros.

Na questão punição com cartão vermelho o árbitro Ederson Deodato aparenta ser mais parcimonioso em seus critérios aplicando um cartão a cada duas partidas. Já com relação a comissão técnica tenho a destacar e alertar, a expulsão de 2 técnicos por reclamação.

No aplicação de faltas tende a deixar o jogo fluir, pois em 90% das partidas anota 30 faltas ou menos. Em média sinaliza 27 faltas por jogo sem distinção de equipe. Em apenas uma partida concedeu mais de 40 faltas.

Por fim vamos para mais um jogo da AFE e torcendo para uma boa atuação da arbitragem até porque esse tem se mostrado o menor do males para a ferrinha na competição. Boa sorte Ederson. Boa sorte Ferroviária.

Um comentário:

  1. Parabens pela pesquisa e analise, interessante e nunca vi algo parecido, fiquei surpreso com os dados apresentados, excelente trabalho Ricardo.
    Um abraço
    Ederson M. Deodato
    e o que você achou da partida?

    ResponderExcluir