sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ferroviária x Catanduvense - Análise de tendências do árbitro do jogo

Vinicius Gonçalves Dias Araujo, de 32 anos e desde 2004 no quadro da Federação Paulista de Futebol(FPF) será o árbitro da partida entre a Ferroviária e o Grêmio Catanduvense pela 7ªrodada do Campeonato Paulista da série A2 de 2011.

O árbitro sorteado por sinal já apitou dois jogos da AFE em 2010, Ferroviária e São Carlos pela 9ªrodada da série A2 e AFE e Sertãozinho pela 13ªrodada da Copa Paulista, ambos em Araraquara.



Em sua carreira, Vinicius não apitou nenhum jogo dito profissional em 2009, foram várias partidas no SUB15, SUB17, SUB20 e amadoras em competições da FPF. Em 2010, aparentemente ganhando mais responsabilidades e experiência,  apitou 15 jogos sendo uma partida da série A2, duas da série A3, 3 da Segunda Divisão, 3 da Copa Paulista, duas do SUB20 e uma do Paulista Feminino. Em 2011 atuou em em 3 jogos, um da A2 e 2 da Copa São Paulo Junior.

Analisei 12 partida sob seu comando. Nos acréscimos a partida é econômico, principalmente no 1°tempo de jogo. Em média concede 1minuto na primeira etapa e 3 minutos na segunda etapa. Em 7 das 12 partidas analisadas (58%) não concedeu nenhum minuto de acréscimo na 1ªetapa de jogo.

Também é econômico na aplicação de cartões amarelos, em média concede 5 cartões por partida, 2 para a equipe mandante  e 3 para a visitante. Exceção a regra aconteceu em duas partidas onde aplicou 9 cartões amarelos, uma delas o jogo AFE e São Carlos. Se excluídos esses 2 jogos  sua média cai para 3 cartões por jogo. Trata-se de uma boa notícia caso as poucas advertências se repitam visto que a AFE vai para a partida com 5 jogadores pendurados com 2 cartões.

Na punição com cartões vermelhos seus números são ainda mais modestos. Nas 12 partidas analisadas aplicou somente 2 cartões vermelhos, ambos em decorrência do 2°cartão amarelo. Boa notícia também para a comissão técnica pois não há relatos nas súmulas de nenhuma expulsão ou ocorrência.

No apontamento de faltas sua tendência promete deixar o jogo correr. Em média anota 31 faltas por jogo, 14 contra a equipe mandante e 17 contra a visitante. Em apenas 2 jogos assinalou mais de 40 faltas.

Pela base histórica aparente pouca experiência nas principais categorias da FPF, no entanto não achei relatos negativos a sua arbitragem na internet. Pela análise tende a deixar o jogo fluir e tem uma certa complacência na questão disciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário