quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A2 2011 - "O bicho vai pegar"

O Campeonato Paulista da série A2 de 2011 começa no dia 15 de janeiro e promete ser um dos mais disputados, mas por outro lado, tendo por base os "amistosos" havidos até o momento, acredito que também será um dos mais aguerridos e violentos.

Do que tenho notícia já são 3 os casos mais graves de desentendimentos, empurra-empurra, socos e/ou pontapés em partidas ditas amistosas na preparação das equipes para a competição. Ontem por exemplo assisti aos atos de pugilismo e vale-tudo desferidos por jogadores do Grêmio Catanduvense e Oeste de Itapólis na cidade de Catanduva. Vale lembrar que os jogos Paulista e XV de Piracicaba e América e Oeste também tiveram seu momento Ultimate Fighting e o jogo Ferroviária e União Barbarense também esquentou os animos dos atletas com várias expulsões.

É nítida a pressão por resultados, a busca por espaços e o desequilíbrio emocional por parte de alguns dos jogadores. No meu ponto de vista, toda essa cobrança vem em parte da torcida mas também de prováveis problemas pessoais e até de pressão interna promovida muita vezes por dirigentes e comissão técnica.

Na minha visão, começa a pesar não só as qualidades técnicas do futebol, mas uma forte preparação emocional, com atletas mais equilibrados e elencos uniformes para suportar as "baixas" por suspensão e contusão.

Não teremos jogos fáceis e se fizesse parte da comissão técnica gastaria um pouco de meu tempo no trabalho emocional, individual e coletivo, para garantir melhor e sustentável performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário