quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ferroviária x Paulista - Análise de tendências do árbitro do jogo

Primeiramente gostaria de esclarecer o que é uma análise de tendências. Trata-se de uma forma de buscar e antever comportamentos rotineiros. É uma ferramenta estratégica para identificar padrões pré-definidos com base em análises estatísticas do passado. Não se deve confundir tendências com certeza e nem poucas chances com impossibilidade. Seu estudo visa estabelecer previamente estratégias de jogo caso um determinado padrão fique latente.

Dadas as explicações, vamos ao árbitro do jogo AFE e Paulista, Jorge Torres e sua análise de tendências.

Jorge Torres apitou 15 jogos em 2010, 3 jogos da Copa Paulista, 4 jogos da Segundona, 3 da série A3, 2 da A2, dois da categoria Junior e um da SUB20, o qual foi sua última arbitragem em 29 de setembro. Dos 15 jogos apitados analisei as informações das últimas 8 partidas. Em nenhuma delas houve relatos de alguma anormalidade, como por exemplo, reclamações e expulsões de técnico, diretores, o que já é um bom indício.

Trata-se de um juiz econômico nos acréscimos à partida. No 1º tempo não tem por hábito conceder acréscimos. Em apenas duas partidas ele acrescentou 1 minuto na 1ª etapa. No 2º tempo também é econômico se comparado a outros árbitros. Dos 8 jogos, 6 tiveram 3 minutos no 2º tempo, sendo essa a sua média.

No quesito faltas , aparentemente é equilibrado, sem denotar tendência para o time mandante ou visitante. Na média são 17 faltas anotadas para o time mandante e 16 para o time visitante.

Nos cartões amarelos, a média é de 5 por jogo, também sem distinção para qual equipe. Na sua maioria atribui os cartões amarelos nas jogadas violentas. Reclamações e fazer "cera" são anotadas, mas com baixa frequência.

Quanto aos cartões vermelhos, foram 5 partidas sem nenhum cartão aplicado. Nos demais jogos foram 5 expulsões, sendo 3 delas com aplicação direta do cartão vermelho por jogo violento, um ponto de atenção aos jogadores e comissão técnica.

Se mantido os números, ao que parece, e assim espero, teremos uma arbitragem adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário