quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Grêmio Prudente x AFE - Uma estratégia para o 1º jogo

A 2ª fase da Copa Paulista terá 6 rodadas com as equipes jogando em turno e returno. Acho a fase mais cerebral para obter a classificação. São poucos jogos e os resultados de cada rodada darão a medida para a comissão técnica mensurar as oportunidades e assim correr maiores riscos. A regra básica é, manter o 100% de aproveitamento nos jogos na Arena e beliscar mais 4 pontos fora de casa. Essa fórmula dá a Ferroviária a classificação no grupo sem depender de mais ninguém.

Como já é sabido jogaremos sem o Leandro Miranda, lesionado, por alguns jogos da 2ª fase da Copa Paulista. Isso forçará o técnico João Martins a mudar seu elenco titular, mas obrigatoriamente não é necessário mudar o esquema tático de jogo, principalmente porque no 1º turno desta fase faremos duas partidas fora de casa, situação que possibilita atuar mais postado defensivamente e jogando nos contra-ataques, pois a pressão e obrigação de vitória é do time mandante.

O 1º jogo contra o Grêmio Prudente em Prudente no meu ponto de vista é a partida onde devemos correr os maiores riscos na busca dos 3 pontos fora de casa. Como o Grêmio Prudente é fraco ofensivamente, com apenas 9 gols marcados na 1ª fase, os esquemas que acho mais apropriados para esse jogo são o 3-6-1 ou o 3-5-2.

Entraria jogando com Eduardo e três zagueiros PV, Bruno Lopes e Ronaldo. Na ala direita jogaria com o Bira, com mais liberdade para avançar e fortalecer o lado direito do ataque. No meio campo jogaria como sempre com o Cesinha, bem postado na frente da defesa e pela direita o Geovane, no lugar do Daniel, expulso no último jogo. Geoavane teria a função de ajudar no apoio ao Bira e por vezes fazer sua cobertura. No meio o Felipe Spellmeier com a função de articulação e criação. Na esquerda, um pouco mais recuado, o Everson Jaú e mais a frente o Guilherme Alves. No ataque Marcelo Tevez caindo pela esquerda de vez em quando para ajudar a ofensiva daquele lado.

Acho difícil entrar com o Fernando Luis na ala esquerda sem o Leandro Miranda. Prefiro atuar com um terceiro zagueiro e dar maior força pelo lado direito. Vale lembrar que Bira e Guilherme Alves devem se resguardar na marcação pois já tem 2 cartões amarelos.

Outra opção que já vi pela Internet é recuar o Guilherme Alves, opção que não vejo com bons olhos. Prefiro mantê-lo na posição onde tem atuado e muito bem. No banco de reservas Walker e Diego Perini são boas opções para o 2º tempo.

Vale a pena também torcer por empate no outro jogo do grupo entre o Atlético Sorocaba e Paulista. Boa sorte e bom jogo a todos. Força AFE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário