sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Estratégia ousada para sócio-torcedor

A Ferroviária disponibiliza aos seus torcedores um programa de sócio-torcedor, digamos tradicional, com a atribuição de benefícios atrelados ao pagamento de mensalidades.

Em Barueri, o time local está com uma campanha diferente e, para mim, inovadora, por isso achei legal dividí-la e tecer minhas considerações.

Lá o sócio-torcedor não tem custo de adesão e mensalidade. A princípio parece até uma campanha eleitoreira e que só onera o time com novos custos, mas na verdade, enxergo uma estratégia ousada de marketing visando, ampliar a massa de torcedores e incentivar a participação dos mesmos nos eventos do time. Logicamente tem alguns custos no curto prazo mas a médio e longo prazo pode render bons resultados em função do aumento significativo do número de torcedores nos estádios, atrelado ao consumo de produtos da equipe.

Os benefícios do sócio-torcedor do Barueri estão listados abaixo, e entre parênteses fiz minhas análises e ponderações:

  • Inscrição sem nenhum custo (inicialmente temos o custo do cadastro e da confecção da "carteirinha de sócio". Para a AFE uma opção para baratear seria cobrar somente esses custos iniciais);
  • Compra com desconto de diversos produtos e serviços nas lojas e parceiros conveniados com o clube (O impacto dos descontos, por exemplo, 5% ou 10%, pode ser compensando pelo aumento do volume de vendas);
  • Apoio às torcidas organizadas para composição/arte dos materiais esportivos, promoção de eventos e ações de marketing (Nesse item o 1° fator a considerar é o baixo volume de solicitações , mesmo assim, esses custos podem sair de graça desde que sejam feitas parcerias com algumas agências locais de comunicação);
  • Transporte gratuito, desde que agendada, para as torcidas organizadas exclusivamente para os jogos do Sport Club Barueri na Arena Barueri (No caso da Ferroviária vale tentar uma parceria com o transporte público da prefeitura);
  • Acesso, desde que agendada, às dependências do Centro de Treinamentos (Não há custo adicional)
  • Ingressos com descontos e preços promocionais; (Nesse item é que está o chamado "pulo do gato". A AFE tem hoje na Copa Paulista média de 514 pagantes por jogo. Em uma simulação conversadora temos 70% da torcida pagando meia entrada e 30% pagando inteira o que gera uma arrecadação de R$ 3,3mil. O Barueri com sua estratégia faz com que todos paguem com desconto, a meia entrada, mas como sua média é de 2.660 pagantes por jogo sua arrecadação por jogo é de R$13,3mil.)
No meu entendimento, se olharmos somente sob a ótica financeira, já me parece uma campanha de bons resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário